POLÍCIA FEDERAL

Operação apreende mais de uma tonelada de produtos suínos no interior de SP

As investigações revelaram que o proprietário do abatedouro destinava os suínos clandestinos ao seu próprio restaurante

suínos
Foto: Divulgação/Mapa

Uma operação apreendeu 1,3 tonelada de produtos suínos irregulares em uma propriedade que funcionava como abate clandestino em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Além da apreensão, os agentes interditaram o local, nesta terça-feira (5)

Agentes da Polícia Federal e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os produtos estavam sem comprovação de origem, rótulo, identificação de inspeção e nota fiscal. A ação aconteceu depois uma denúncia.

Na propriedade, que não tinha cadastro, foram encontrados cerca de 100 suínos não registrados e sem procedência confirmada. Além disso, equipamentos rústicos para o abate dos animais, equipamentos precários para escaldagem e uma câmara fria para armazenamento foram identificados.

As investigações revelaram que o proprietário do abatedouro destinava os suínos ao seu próprio restaurante.

Produtos serão descartados

O Mapa interditou e autuou o local de abate clandestino, a defesa agropecuária estadual emitiu um termo de fiscalização e autuou o responsável, aplicando multa para cada animal irregular encontrado, e a vigilância sanitária apreendeu os produtos e autuou o restaurante.

As autoridades vão descartar os produtos apreendidos, enquanto o estabelecimento vai enfrentar um processo administrativo relacionado à estrutura e higiene.