RECICLAGEM

Cotton Wrap em parceria com a JBS Ambiental e a Infinity apresentam o primeiro filme para enfardamento de algodão no Brasil

A soma dos esforços entre logística reversa e reciclagem resultou em um filme recuperado, eficiente e com qualidades técnicas

O processo de reciclagem de filmes agrícolas sempre foi uma preocupação tanto para agricultores como para a indústria. O Cotton Wrap, a JBS Ambiental e a Infinity, entenderam as necessidades de seus clientes e desenvolveram um produto final com percentual de resinas recuperadas dos próprios filmes já utilizados para o enfardamento de algodão.

“A recuperação de nossos filmes dá novo sentido ao plástico e fomenta a produtividade dos nossos clientes nas lavouras de algodão. O plástico está sempre presente em nossas vidas a utilização responsável do material é o nosso compromisso”, afirma Nelson Iida, diretor comercial Cotton Wrap.

As etapas para a obtenção do Cotton Wrap PCR consistem no recolhimento dos filmes em campo, transporte do material para a indústria de reciclagem, preparo, recuperação do filme em pellets de plástico e transformação no filme Cotton Wrap com características visuais, táticas e olfativas inalteradas.

A Infinity, empresa ligada ao Canal Rural e importante pilar do processo, comemora a parceria que promoverá muitas oportunidades para o produto, especialmente no setor do agronegócio que está no DNA da empresa de reciclagem.

“Atualmente atendemos mais de 200 fazendas em 4 estados e sempre buscamos parcerias para valorizar as matérias primas com potencial de reciclagem, mas que eram descartadas. A primeira conquista do projeto foi quando a JBS Ambiental comprou a ideia e tornou-se responsável pela industrialização das aparas de plásticos que nós coletávamos no campo, transformando-as em Resina PCR (Pós Consumo). Quando unimos forças com a Cotton Wrap fechamos perfeitamente o conceito de circularidade, possibilitando que o produto retorne à indústria e à fazenda, além de promover benefícios a todos os envolvidos no processo.” salienta José Leal, diretor executivo da Infinity ESG.

Outras características importantes, também preservadas, são a resistência mecânica e a cola que garantem o processo de enfardamento com qualidade e eficiência.

O Cotton Wrap PCR é compatível com as principais colheitadeiras do mercado e possui como diferenciais: ressignificação dos resíduos como matéria-prima, sistema Non Stop, rapidez, agilidade, RFID, proteção UV e durabilidade em campo de seis meses.

Inovação e sustentabilidade fazem parte do repertório da JBS Ambiental. Atuante no mercado nacional de plásticos, a unidade de negócios do grupo JBS promove desde 2003 impactos positivos, operando em uma cadeia organizada onde seus negócios estão conectados seja pelo reaproveitamento dos subprodutos ou pela vantagem competitiva operacional.

“Trabalhamos há 20 anos com gerenciamento de resíduos e desenvolvimento de soluções sustentáveis. Fazer parte de um projeto pioneiro no Brasil que vem de encontro com nossa missão é uma grande conquista para nós da JBS Ambiental. Em parceria com a Cotton Wrap e a Infinity, estamos vivenciando um momento especial onde podemos oferecer ao mercado um produto inovador, de altíssima qualidade e o mais importante: que utiliza o conceito de economia circular, reduzindo assim impactos ambientais e contribuindo com a Sustentabilidade no Agronegócio. ” comenta Thuany Taves, gerente executiva da JBS Ambiental.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.