FISCALIZAÇÃO

PM ambiental apreende 100 kg de camarão ilegal, multa pescadores em R$ 12 mil e doa os crustáceos

Apreensão ocorreu pois pesca do crustáceo foi realizada em período proibido, que se estende até 30 de abril

Peixe, camarão, Polícia Militar Ambiental
Foto: BPAmb/divulgação

A Polícia Militar Ambiental de São Paulo apreendeu 100 quilos de camarão no último domingo (21), em Itanhaém, no litoral paulista, pescados em período proibido. 

A apreensão foi realizada por uma equipe do 3° Batalhão de Polícia Militar Ambiental Marítima (BPAmb), durante uma vistoria em uma embarcação pesqueira. Os agentes encontraram duas redes de arrasto contendo os crustáceos.

A equipe também identificou dois homens que estavam no barco, e que foram autuados em R$ 6 mil cada um pelo crime ambiental. A embarcação foi apreendida.

Em nota, o batalhão informou que todo camarão apreendido foi doado para um lar de idosos, em Guarujá, também no litoral paulista.

Período de defeso do camarão

De acordo com o Ibama, o período de defeso do camarão se estende de 28 de janeiro a 30 de abril nos estados do Sul e do Sudeste – com exceção do Espírito Santo, onde a época vai de 1º de dezembro a 28 de fevereiro.

Nesse intervalo, as atividades de pesca de diversas espécies do crustáceo ficam vetadas, conforme a reprodução das espécies na natureza.

A ação garante que os camarões tenham tempo de reprodução e, dessa forma, não sejam ameaçadas de extinção.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo