Agronegócio

Rio de Janeiro: residência em agronomia é ingresso para mercado de trabalho

Quarto episódio da segunda temporada da série Agronomia Sustentável vai ao ar neste sábado para mostrar as possibilidades de atuação disponíveis aos novos profissionais no estado

O que o agrônomo faz? Com essa pergunta, o quarto episódio da segunda temporada da série Agronomia Sustentável foi até a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. “Ele trabalha com terras, com agricultura, com agronegócio, no campo”, disse a assistente social Cristina Canas. “A gente imagina o homem do campo com bota, ‘fivelão’, na plantação de soja e de milho”, completou o guia turístico David Lima.

Ainda que as respostas não estejam incorretas, o trabalho desse profissional vai muito além das fazendas e do interior do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, são mais de 4 mil pessoas atuando no setor.

Para mostrar a amplitude de atividades da área, visitamos um dos seis pontos de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas do estado para mostrar o trabalho do engenheiro agrônomo nesse segmento.

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), produtores brasileiros são os que mais retornam embalagens de defensivos agrícolas, com cerca de 90% de devolução, o que transforma o país em líder mundial nesse tipo de logística reversa.

Fomos também ao Ceasa Grande Rio para mostrar a atuação de agrônomos na agroqualidade de alimentos. O engenheiro agrônomo João Paulo Diegues, por exemplo, conseguiu o emprego por meio do Programa de Residência em Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“A faculdade abre uma perspectiva de que é possível trabalhar com agronomia urbana dentro das cidades, conseguindo produzir, ver qualidade, ter contato com fornecedor, com frutas, legumes. Através de formato de provas, de entrevistas, de análise de currículo a faculdade faz o elo entre as empresas”, destaca Diegues.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas), e Organização das Cooperativas Brasileiras. O programa vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.