Notícias - Soja Brasil

Áreas de soja: confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira

Segundo a meteorologia, algumas instabilidades ainda permanecem atuando sobre quase todo o país. Na terça o tempo seco vai ganhar terreno

A segunda-feira ainda promete algumas instabilidade para todas as regiões do país. Isso não significa que todos os estados terão chuvas, no entanto. Na terça-feira, a condição do tempo vai mudando e o tempo seco que já atuava em boa parte do Rio Grande do Sul, agora atua no Sudeste e parte do Centro-Oeste também.

SUL

Há chance de algumas garoas espalhadas pelos três estados do Sul nesta segunda-feira, 30, mas os acumulados realmente serão baixos.

Na terça-feira a tendência é que essas poucas garoas fiquem mais concentradas em Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná. Vale ressaltar que nos dois dias elas serão bastante manchadas.

SUDESTE

Um corredor de instabilidades ainda passa pelo sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo, trazendo a possibilidade de chuvas para as áreas de soja da região nesta segunda.

Na terça o corredor de umidade se mantém sobre a região, mas com menor intensidade e as chuvas passar a ser manchadas, ou seja já não afetam a região de maneira generalizada.

CENTRO-OESTE

No Centro-Oeste os acumulados diminuem nesta segunda-feira, mas ainda serão observadas pancadas mais isoladas no final do dia em todas as áreas da região. Trata-se da ação de áreas de instabilidade em médios e altos níveis da troposfera. Há chance ainda para chuva mais intensa, acompanhada de temporais no oeste do Mato Grosso do Sul e sul dos estado de Goiás e Mato Grosso.

Na terça-feira o corredor de umidade e as áreas de instabilidade deixam de atuar sobre a região, mas chuva rápida e isolada ainda ocorre no período da tarde, por conta da combinação de calor e umidade. Há potencial para a ocorrência de temporais no norte de Mato Grosso do Sul. Tempo firme no norte de Goiás.

NORDESTE

Nesta segunda-feira, 30, algumas chuvas ainda devem afetar as lavouras de soja da região oeste da Bahia, mas os acumulados não passam dos 1 mm. No Piauí as chuvas se concentram na parte norte do estado, essas sim com grandes volumes, tanto que em Esperantina (PI) os acumulados passam dos 30 mm. No Maranhão as áreas de soja do centro e norte é que receberão verdadeiros temporais, com mais de 20 mm.

Na terça-feira as chuvas descem um pouco mais no Maranhão agora atingem um pedaço do sul do estado. No Piauí as chuvas ficam estacionadas somente no norte do estado, ainda com bons volumes, acima de 25 mm. Na Bahia o tempo ficará seco.

NORTE

Na segunda-feira, chove em todos os estados e o destaque vai para os acumulados bastante elevados na região Norte, novamente entre Acre, Rondônia e Amazonas, onde pontualmente os volumes podem alcançar a casa do 60 mm de chuva. Sudoeste do Tocantins ainda com sol e pouca nebulosidade.

A terça-feira tem condição semelhante aos dias anteriores: pancadas de chuva, alternadas com períodos de sol e calor. Chuva mais volumosa é esperada para o Acre, Amazonas e norte do Pará. Nas demais áreas a chuva é bem isolada com acumulados pouco significativos.

Veja mais notícias sobre soja