Tempo

Aumenta risco de geada no Paraná; Sudeste e Centro-Oeste também podem ser atingidos

Diminuição da nebulosidade eleva chance de ocorrência de geada em lavouras paranaenses de milho e café

Nesta sexta-feira (20), o tempo firme atua por toda a região Sul e, com a diminuição da nebulosidade, a chance de geadas é maior em boa parte das lavouras de milho e café do Paraná. O sol aparece entre nuvens, mas as temperaturas seguem baixas e a sensação ainda é de frio. De acordo com a Climatempo, nas regiões de planalto e serra paranaense, principalmente, há possibilidade de geada.

No Sudeste, foi a nebulosidade que impediu que as lavouras de café fossem afetadas pelas geadas e a chance para a ocorrência do fenômeno diminui nesta sexta. O tempo fica firme no Sudeste e o sul do Rio de Janeiro tem possibilidade de rajadas de vento forte.

Centro-Oeste pode ter geada

No Centro-Oeste, por sua vez, o tempo é estável, mas as temperaturas seguem baixas por toda a região e a sensação é de frio. No entanto, não serão registrados os recordes da última madrugada. Brasília, por exemplo, teve mínima de 5,1 °C, a menor registrada desde 2000. Na região de Gama, no Distrito Federal, a mínima foi de apenas 1,4 °C, recorde histórico. Até Mato Grosso registrou temperaturas baixíssimas: em Pontes e Lacerda, a mínima foi de 2,6 °C.  Segundo a meteorologia, nesta sexta há possibilidade de geada no leste de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

O Nordeste terá um dia marcado por instabilidades. Chove forte no norte da Bahia, interior do Piauí e Maranhão. Na costa leste da região, o sol predomina, mas há condições para chuva rápida e sem grandes alertas. A sensação é de calor por toda a região.

O tempo seco ainda é destaque no Acre, norte de Rondônia e maior parte do Amazonas. Chove forte no norte do Pará e em todo o território de Roraima. Nas demais áreas do Norte, porém, o sol aparece entre nuvens e há condições para pancadas de chuva com trovoadas.