NOVA ESTAÇÃO

Chegada da primavera será marcada por frente fria e temporais; veja onde

Previsão do Inmet mostra que as mudanças significativas nas condições do tempo devem começar no próximo sábado (20)

frente fria primavera temporais
Foto: Pixabay

A chegada da primavera, que se inicia no dia 22 de setembro, virá acompanhada de uma intensa frente fria sobre as Regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-oeste e Norte do país.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o sábado (20) e a quarta-feira (24), tal condição deve trazer temporais intensos para grandes áreas do país.

Na sequência, uma massa de ar frio e seco provocará queda acentuada das temperaturas, causando, inclusive, geada no Sul e friagem na região Norte.

Chegada dos temporais

Inicialmente, o Inmet indica que os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul no sábado. Já no domingo (21), com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade devem se estender por toda a Região Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul, com grandes chances de atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo no final do dia.

Na segunda-feira (22), a frente fria deve chegar ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais que se alongam até o sudoeste da Amazônia.

Na Região Sul, os temporais de sábado e domingo devem ser intensos, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento. Assim, segundo o Inmet, não se descarta queda de grazino e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Baixas temperaturas

A partir de segunda (22), é a vez do frio ganhar destaque no Rio Grande do Sul, onde os declínios de temperatura devem ser expressivos.

Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da próxima semana (22 a 24 de setembro), a queda dos termômetros ocorrerão também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte.