Tempo

Chuva acima da média, frente fria e instabilidades; veja a previsão

Áreas de soja do interior de Santa Catarina apresentam prejuízos por causa do excesso de chuva

Diversas áreas do sul do Brasil já estão com chuva acima da média para outubro. Em São Domingos, no interior de Santa Catarina, os altos volumes de 160 milímetros registrados em apenas sete dias provocaram perdas, sobretudo nas lavouras de soja.

+ La Niña persiste e amplia chance de geadas tardias e chuvas abaixo da média

Além disso, nesta sexta-feira (14), a frente fria se desloca da costa da região Sul e litoral sul de São Paulo para o mar e, consequentemente, trará mais chuva para Santa Catarina, além de áreas do Paraná, de Mato Grosso do Sul e boa faixa do estado de São Paulo.

A precipitação mais forte e com acumulados bem elevados ocorrem sobre o centro nordeste e leste catarinense e centro-leste e sul do Paraná, assim como em pontos do sudoeste e do litoral paulista.

A chuva também ocorre por Mato Grosso do Sul, boa parte do Mato Grosso e extremo sudoeste de Goiás. Nessas localidades, contudo, o acúmulo de água ocorrerá de maneira mais isolada. Essa chuva, porém, deve ter intensidade mais forte e com acumulados mais elevados pelo noroeste e norte mato-grossense e sul de sul-mato-grossense..

Chuva acima da média e áreas de instabilidade

chuva fraca
Foto: Pixabay

Destaca-se o aumento das instabilidades no Acre, em Rondônia e no Amazonas também nesta sexta-feira, com condições para temporais, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. Isso por causa do calor, da alta umidade do ar, de instabilidades tropicais e mais a circulação dos ventos em altitude.

Para a data, a chuva também está prevista para parte do norte e leste do Nordeste, como em mais áreas do centro norte do Maranhão, norte e capital do Piauí, norte do Ceará e sobre todo o leste do Nordeste.

Chove em forma de pancadas sobre a Serra Fluminense, Médio Paraíba, Costa Verde, nos pontos mais altos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e o extremo sul de Minas Gerais. Por outro lado, o tempo é firme e aberto mais uma vez sobre boa parte da Bahia, oeste de Pernambuco, da Paraíba, do noroeste do Rio Grande do Norte, no centro sul do Ceará e do Piauí e sul do Maranhão.

O tempo firma também está previsto para todo o estado do Tocantins, o leste de Mato Grosso, a capital de Goiás, o Distrito Federal, o interior de Minas Gerais, em boa parte do Espírito Santo e nas áreas do Rio de Janeiro que fazem divisa com o Espírito Santo e no litoral norte do estado fluminense.

_________

Acompanhe informações sobre a previsão do tempo, agricultura, pecuária e economia. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.