Tempo

Chuva está a caminho das áreas de café do Sudeste

De acordo com a Somar Meteorologia, parte do Sul do Brasil também deve ser beneficiado com chuvas fortes nos próximos dias

A previsão do tempo para esta quinta-feira, 27, indica pancadas de chuva com risco para trovoadas no centro e sul de Minas Gerais, nordeste e leste de São Paulo, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Espírito Santo, por conta de áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas a alta umidade relativa do ar. Essas chuvas atingem áreas de café conilon e arábica.

No norte de Minas Gerais e demais áreas de São Paulo, o dia será de tempo firme e seco. As temperaturas sobem com relação aos dias anteriores, porém, pela manhã, a sensação de frio ainda continua no sul de Minas Gerais, parte do interior, sul e leste de São Paulo.

O Sul receberá chuva forte nesta sexta-feira, 28, de acordo com a Somar Meteorologia. A chegada de uma nova frente fria combinada a um corredor de umidade e um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai potencializa a formação de nuvens carregadas e causam fortes temporais.

Há previsão de chuva e ventos fortes, principalmente no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, onde as rajadas de vento de mais de 70 km/h. Nessas áreas, não se descarta a chance até mesmo para eventual queda de granizo.

No sábado, 29, a frente fria associada à baixa do Paraguai avança e traz chuva intensa, especialmente entre Santa Catarina e Paraná, com rajadas de vento que passam facilmente dos 70km/h na faixa central e leste de ambos os estados, incluindo as capitais.

No domingo, 30, será a vez do estado do Paraná e litoral sul de São Paulo, que vão receber chuva intensa devido à atuação da frente fria combinada ao sistema de baixa pressão atmosférica próxima ao Paraguai. Atenção ao risco de chuva volumosa em áreas de encosta próximas ao litoral, e eventualmente transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

As rajadas de vento perdem força, mas ventos de mais de 50km/h poderão ser observados na região central e norte do Paraná.