Tempo

Chuva de granizo afeta parte do Brasil; veja a previsão

E há risco de novas quedas de granizo em ao menos 9 estados e no DF

Houve registro de chuva de granizo em diversos estados do Brasil no decorrer das últimas 24 horas. Essa condição climática afetou lavouras de café no sul de Minas Gerais, por exemplo. O fenômeno foi, aliás, para além do Sul e do Sudeste do país — chegando a acontecer em Pernambuco, no Nordeste.

+ Plantações mistas podem ser mais resistentes às mudanças climáticas

A queda de granizo é algo bem comum na primavera e em anos de La Niña, por causa da atmosfera estar mais fria, a ocorrência pode ser ainda maior. E atenção, para esta quinta-feira (10), há risco da chuva de granizo continuar no Distrito Federal e em ao menos nove estados: Acre, Amazonas e Rondônia, na região Norte; Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; e Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.

Além da chuva de granizo, a quinta-feira terá acumulados de água na faixa que vai do Espírito Santo até Roraima. Há, nesse sentido, condições temporais, mesmo que em pontos isolados, no Amazonas em Roraima, no Pará, no Tocantins, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O mesmo está previsto para o norte e leste de São Paulo e do Espírito Santo, no sul do Maranhão e do Piauí, em Goiás e no Distrito Federal.

Mais chuva

chuva acima da média
Foto: Freepik

Na quinta, os maiores acumulados estão previstos para Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com mais de 100 milímetros. Com isso, aumenta o risco para inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Também chove acima dos 100 milímetros em Roraima e no Amazonas. Pode ter chuva forte, mesmo em pontos isolados, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no oeste da região Sul.

Por outro lado, o tempo será firme do sul do Rio Grande do Sul ao noroeste e sul do estado de São Paulo. O mesmo está previsto para a faixa que engloba do norte da Bahia até o oeste do Rio Grande do Norte.

Chuva de granizo e corredor de umidade

dente-de-leão, vento
Foto: Pixabay

São muitos os sistemas meteorológicos atuando no Brasil. As chuvas entre o Norte e o Sudeste se devem a um corredor de umidade que vem da Amazônia e ao calor. Há também um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera. Sobre Mato Grosso do Sul e o oeste do Sul do país. No Norte e no Nordeste, a previsão indica calor e circulação dos ventos em altitude.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.