Tempo

Chuvas diminuem, mas tempo segue instável no fim de semana

Mesmo com a frente fria se afastando do Sul, ainda são esperadas pancadas de chuva para os três estados da região

Previsão do tempo para sábado, 30

Sul

A frente fria se afasta, mas um corredor de umidade e dois sistemas de baixa pressão atmosférica seguem mantendo o tempo instável sobre a região Sul neste sábado. O dia será marcado por sol, calor e pancadas de chuva, que ocorrem preferencialmente no período da tarde. Os maiores acumulados se concentram na metade sul gaúcha, onde há potencial para transtornos, como alagamentos e transbordamento de rios e córregos. Nas demais áreas, mesmo que de forma isolada, não se descarta o risco de chuva forte, com trovoadas, ventos moderados e eventual queda de granizo.

Sudeste

Ao longo deste sábado, uma massa de ar seco segue atuando em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do território paulista, onde o sol brilha forte e não há previsão de chuva. Pancadas isoladas e passageiras de chuva são esperadas somente para o extremo oeste, litoral e sul paulista, Vale do Paraíba (SP), e região da Costa Verde (RJ), devido à combinação entre calor e umidade. No litoral norte do Rio de Janeiro, as rajadas de vento podem ultrapassar os 50 km/h. A sensação de calor aumenta.

Centro-oeste

As chuvas seguem concentradas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste de Goiás, a maioria causada pelo corredor de umidade que vem da Amazônia combinado ao calor intenso. No leste e nordeste de Goiás e Distrito Federal, tempo será aberto e ensolarado, com temperaturas altas à tarde; nessas áreas, uma grande massa de ar seco predomina e impossibilita a formação de nuvens de chuva.

Nordeste

O tempo segue aberto em grande parte da Bahia, com exceção do litoral, onde pode chover de forma isolada e passageira. Chuvas pontuais também ocorrem no o Sergipe e o Rio Grande do Norte. As instabilidades para o Ceará, Piauí e Maranhão vêm carregadas de temporais durante a tarde, com acumulados mais expressivos, descargas elétricas e eventual granizo, devido à borda do VCAN e instabilidades no alto da atmosfera.

Norte

Os temporais seguem marcando presença sobre a região Norte do Brasil, e mesmo que de forma pontual, a chuva vem acompanhada por trovoadas e ventos moderados, concentrada especialmente no período da tarde. Maiores acumulados são esperados para o Amapá e norte do Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Tempo firme em Roraima.

Previsão do tempo para domingo, 31

Sul

Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica atua próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, e um segundo sistema atua na região Norte da Argentina. Quando combinados a um corredor de umidade, mantém a condição para chuva com trovoadas sobre toda a região Sul.

A meteorologia chama a atenção para áreas entre o sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, e centro-oeste/sul do Rio Grande do Sul, onde são esperados os maiores volumes de chuva. Nas demais regiões, a chuva ocorre de maneira mais pontual, mas segue o risco para temporais. Rajadas de vento podem chegar aos 60km/h nos três estados.

Sudeste

A massa de ar seco toma conta do Sudeste. O sol brilha forte e não há previsão de chuva em grande parte da Região. Atenção aos níveis de umidade relativa do ar, que podem cair para valores abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia. Há previsão de chuva somente no extremo oeste e faixa leste do estado de São Paulo e no nordeste de Minas Gerais, que ocorre de forma pontual e pouco volumosa. Atenção somente ao Vale do Ribeira, em São Paulo, onde os temporais ocorrem com forte intensidade.

Centro-Oeste

A previsão do tempo indica que a chuva se torna ainda mais isolada por Goiás e se chover no estado é de forma muito pontual e breve, com curta duração. Entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, muito calor, a sensação de tempo abafado e o aumento de umidade fortalece as pancadas de chuva, que vem acompanhadas de trovoadas e eventual granizo. Mais um dia seco deve ser registrado no Distrito Federal.

Nordeste

Com o deslocamento do vórtice, a grande novidade do domingo está no retorno das chuvas para o estado da Bahia. Ainda insuficientes para aumentar a capacidade hídrica do solo, além de irregular e sem grandes acumulados. O aumento de nebulosidade e pancadas, mesmo que breves e localizadas já indicam mudanças no tempo neste início de fevereiro.

Norte

No domingo, destaque para chuva intensa esperada entre o Amazonas, Acre e norte de Rondônia, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade próximas à região. A ZCIT mantém o tempo instável e com risco para chuva volumosa também entre o Amapá e norte do Pará. A chuva retorna à Roraima.