SITUAÇÃO CRÍTICA

Chuvas em SC: 46 municípios em situação de emergência e 2 mortes confirmadas

Mais chuvas estão previstas ao longo de todo o domingo para o estado

Santa Catarina, chuvas, tempestade, enchente
Foto: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina de terça-feira (3) até este sábado (7) já levaram 46 municípios do estado a emitirem decreto de situação de emergência. Ocorrências como alagamentos e outros problemas foram registrados em 93 cidades. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil estadual no fim desta tarde.

O relatório também confirmou a segunda morte em Santa Catarina em decorrência das condições meteorológicas. Um homem morreu na tarde deste sábado após tentar atravessar de carro uma área alagada no município de Palmeira, na região serrana. No meio da semana passada, um homem se afogou em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, ao tentar cruzar uma plantação de arroz alagada.

área alagada por conta de fortes chuvas em Santa Catarina
Foto: Eduardo Valente/ Governo de Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar (BMSC) informou ter atendido 305 ocorrências, em 96 municípios catarinenses. Até o momento, 471 bombeiros e 165 viaturas foram envolvidos em atendimento a ocorrências relacionadas com as chuvas.

Chuva em Santa Catarina neste domingo

Mais chuvas estão previstas ao longo de todo o domingo (8), o que fez o Instituto Nacional de Meteorologia divulgar um alerta vermelho de grave perigo para o estado, assim como em áreas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no decorrer das próximas horas, a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo volta a aumentar a partir do oeste, estendendo-se para as demais regiões no decorrer da noite deste sábado e madrugada de domingo.

Segundo o relatório, o risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

No domingo,a chuva abrangente volta a atingir todo o estado ainda com volumes elevados. Na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, litoral norte e Vale do Itajaí os volumes variam entre 70 e 100 mm, com pontuais mais elevados e variando 30 a 50 mm em média em áreas entre o extremo oeste e o litoral sul.

O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. A expectativa é que na próxima segunda (9) e terça-feira (10), a chuva diminua em Santa Catarina.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.