Tempo

Chuvas no Maranhão afetam 35 mil pessoas e matam 6

O Maranhão está em sua etapa mais crítica do período chuvoso, com a possibilidade de chuvas cada vez mais intensas nos próximos dias

O Maranhão enfrenta uma situação de emergência, com 64 municípios afetados pelas fortes chuvas, que já deixaram 35 mil famílias desabrigadas.

Na capital, 90 áreas de risco estão sendo monitoradas e as pessoas foram realocadas para locais seguros.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo, destacou as medidas tomadas pelo governador Carlos Brandão para ajudar as famílias, incluindo a remoção das pessoas que estão em áreas de risco e a distribuição de cestas básicas e refeições prontas.

O governo estadual está atuando de forma integrada, com ações infraestruturais para resolver problemas em vias, pontes e estradas, além de cuidar da saúde das pessoas afetadas.

No entanto, o comandante alertou que a situação ainda é crítica e pode piorar com chuvas mais intensas.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 12 municípios do estado devido às chuvas, de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (12).

Os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou áreas inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira e um abrigo em Bacabal no domingo (9), acompanhado de ministros, parlamentares e prefeitos de cidades atingidas.

O governo federal aprovou mais de R$ 12 milhões para auxílio até o momento, sendo que um decreto de emergência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional repassou o valor de R$ 3,8 milhões na semana anterior.