Tempo

De chuva forte a céu aberto: veja a previsão do tempo para esta terça-feira

Um corredor de umidade da Amazônia é o principal responsável por abastecer as precipitações volumosas em grande parte do Brasil

Com apoio de

Sul

Boa parte do Rio Grande do Sul segue com tempo firme e apenas variação de nuvens, por causa da presença de uma massa de ar mais seco e que também promove maior amplitude térmica, com friozinho pela manhã e temperaturas elevadas à tarde. Em cidades do norte gaúcho, serra e litoral norte, no entanto, ainda tem condição para mais nebulosidade e uma ou outra chuva isolada.

Já Santa Catarina e Paraná seguem com tempo instável, especialmente por causa do corredor de umidade da Amazônia e de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai. No centro-leste paranaense e no norte de Santa Catarina, a chuva vem a qualquer momento e o tempo fica mais fechado. Em outras áreas, vem em forma de pancadas.

Tem previsão de ventos moderados no Rio Grande do Sul e na costa de Santa Catarina e do Paraná.

Sudeste

A previsão é de temporais no estado de São Paulo por causa da presença de uma frente fria no oceano e de uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Rio de Janeiro. As chuvas ocorrem em forma de pancadas em grande parte de São Paulo, oeste e sul mineiro e oeste fluminense. Somente em áreas do Vale do Ribeira e litoral sul paulista é que tem mais nuvens e chuvas a qualquer hora do dia. Aliás, no território paulista são esperados acumulados mais expressivos, de forma geral, e não estão descartados transtornos pontuais, como alagamentos em áreas de risco.

No litoral do Rio de Janeiro, tem previsão de ventos moderados a fortes. Também deve chover de forma mais isolada em cidades que fazem divisa com a Bahia.

Por outro lado, nas demais áreas do Sudeste o tempo segue firme e ensolarado.

Centro-Oeste

O tempo começa a abrir no leste de Goiás e no Distrito Federal, por causa da ação de uma massa de ar mais seco que atua no interior do Nordeste.

Em outras áreas do Centro-Oeste, no entanto, tem formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia, em grande parte por causa de um corredor de umidade da Amazônia, áreas de baixa pressão atmosférica e a circulação de ventos em altitude. Pontualmente se esperam temporais com transtornos, como quedas de árvores ou alagamentos, e a área mais propícia a volumes mais expressivos é no leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, norte e centro de Mato Grosso.

Nordeste

Na terça-feira, tem previsão de chuva em áreas do leste e do norte do Nordeste. A chuva vem em forma de pancadas com trovoadas entre o norte do Piauí e leste do Maranhão, inclusive na região de Teresina. Já a chuva mais volumosa acontece nas praias entre Pernambuco e Paraíba e também no sul da Bahia.

Isso acontece por causa da borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. O mesmo sistema, em seu centro, mantém o ar mais seco, e é por isso que o tempo fica firme no interior da Bahia, sul do Piauí e oeste de Pernambuco.

Norte

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a chuva mais volumosa no leste do Amapá. Há previsão de volumes mais expressivos também no sudoeste do Pará, centro e sul do Amazonas, norte de Rondônia e norte do Acre, por causa de áreas de instabilidade mais tropicais. Nessas áreas, a chuva vem em forma de pancadas em meio a uma tarde abafada.

A exceção é o sudeste do Tocantins, que já tem tempo mais firme por causa da presença de uma massa de ar mais seco no Nordeste.