Chuvas devem retornar para boa parte das lavouras de Norte a Sul do Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuvas devem retornar para boa parte das lavouras de Norte a Sul do Brasil

Umidade será mais eficiente para as lavouras de algodão e cana-de-açúcar e pode estancar algumas perdas no milho segunda safra

Nesta quinta-feira, 20, o destaque será para mudanças no tempo previstas entre o centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no interior do continente e um corredor de umidade vindo da Amazônia. Juntos, os dois sistemas conseguem causar pancadas de chuva com trovoadas nessas áreas.

“A tendência é esta umidade se espalhar e chegar até mesmo ao Paraná e algumas áreas do Brasil central com até 30 milímetros em alguns pontos isolados”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Segundo ele, o algodão de Mato Grosso e a cana-de-açúcar de parte do Brasil central e do Sudeste é que devem se beneficiar mais com o retorno da umidade.

“Para algumas lavouras de milho segunda safra, esta chuva chega tarde demais. No Paraná, as lavouras com boa qualidade caíram de 25% para 23% por conta da estiagem”, diz Celso. A umidade pode estancar as perdas, mas não reverte o quadro de déficit hídrico acumulado desde o último verão

Também deve chover em forma de pancadas entre as regiões Norte e Nordeste do país, devido a instabilidades tropicais. A chuva será bastante volumosa entre o Amapá e o Amazonas, nas demais áreas do Norte e entre o Maranhão e o Ceará o dia será de sol com pancadas de chuva.

No litoral leste nordestino a chuva ocorre de forma rápida e pontual. O tempo firme e seco segue sobre parte do Centro-Oeste, Sudeste, todo o estado da Bahia, Paraná e Rondônia, centro-sul de Tocantins e interior nordestino. Nessas áreas a umidade relativa do ar cai significativamente nas horas mais quentes do dia e pode atingir níveis críticos.

Ainda faz frio nas próximas 24 horas, com termômetros na casa de 1°C em General Carneiro, com possibilidade de gear. Assim como deve ocorrer na serra catarinense, durante a madrugada e início de manhã.

A partir de sexta-feira, 21, a chuva se espalha por praticamente toda a região Sul e sul do Mato Grosso do Sul, acompanhada por trovoadas e ventos moderados. Atenção para acumulados de chuva elevados na faixa centro-norte do Rio Grande do Sul, e sul de Santa Catarina, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e as temperaturas mal ultrapassam os 20°C durante a tarde. No final de semana, há previsão para o retorno da chuva para todo o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, persistindo sobre os três estados do Sul.

Sair da versão mobile