PREPARE-SE

Chuvas trazem temporais com raios e possível queda de granizo; saiba onde

Condições têm origem na combinação entre calor e umidade proporcionada por frente fria ligada a ciclone subtropical

Confira como o clima irá se comportar nesta quarta-feira (25) e confira onde pode haver chuva em todas as regiões do Brasil.

Sul

Com o avanço de uma frente fria em direção ao Sudeste, a chuva perde força e espaço no Sul. Boa parte do Rio Grande do Sul já pode ficar com tempo firme devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio, que vai garantir também temperaturas amenas.

Há potencial de chuvas fracas, com volumes abaixo de 10 milímetros, no norte do Rio Grande do Sul, assim como em áreas de Santa Catarina e Paraná. Enquanto isso, o alerta está mantido para a área entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, com possibilidade de volumes em torno de 50 milímetros até o fim do dia.

Sudeste

A dia será marcada pelo retorno das precipitações no Sudeste. Inclusive em forma de temporais, com ventos, raios e eventual queda de granizo. Isso se deve à combinação entre calor e umidade, proporcionada pela chegada de uma frente fria associada a um ciclone subtropical.

São esperados volumes expressivos em São Paulo e Minas Gerais, não se descartando o risco até de algum transtorno. Por enquanto, o tempo firme vai persistir apenas entre o Espírito Santo e a metade norte de Minas Gerais.

Centro-Oeste

São esperadas pancadas de chuva em todo a região, devido à combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera.

Aliás, destaque para uma área de baixa pressão atmosférica formada no interior do continente, que dá o suporte para uma frente fria. Juntas, elas podem causar ventos, raios e até granizo em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso.

Os maiores acumulados, no entanto, devem ser registrados no noroeste mato-grossense, algo em torno de 45 milímetros.

Nordeste

Tempo firme, ensolarado e muito quente continua predominando em praticamente toda a região, sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Chuvas muito pontuais podem ser registradas, mas nada significativo.

Norte

É esperada a ocorrência de chuvas isoladas em grande parte da região. Contudo, os níveis e a intensidade irão variar significativamente. Alerta para a área entre o sudeste do Amazonas e o sudoeste do Pará, onde são esperados volumes entre 40 e 80 milímetros, mas de maneira pontual.

A maior parte das cidades da região continuará com baixo volume de chuva, algo que não reverte o déficit hídrico instalado. A condição de chuva é menor no Amapá, no noroeste do Pará, no leste do Tocantins e no Acre.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.