
Um ciclone extratropical deve se formar neste domingo (12) e provocar temporais, rajadas de vento intensas e queda de granizo em áreas do Centro-Sul do Brasil. O alerta vale principalmente para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Paraná, segundo previsão do meteorologista do Canal Rural, Artur Müller.
Segundo Arthur, o sistema é resultado de uma área de baixa pressão atmosférica associada a um cavado, fenômeno que favorece a formação de nuvens carregadas e tempestades. “Todo o Centro-Sul do país deve ficar em atenção no domingo (12) e na segunda-feira (13). A chuva não será tão volumosa, mas as rajadas de vento podem derrubar árvores e provocar interrupções no abastecimento de energia elétrica”, afirma Müller.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Apesar do alerta para o mau tempo, a chuva é bem-vinda em muitas regiões, especialmente para os produtores rurais que aguardam condições melhores para avançar com o plantio da safra 2025/26. “Essas pancadas ajudam a aliviar o calor e o tempo seco que vêm predominando no Brasil Central”, destaca o meteorologista.
Antes da chegada do sistema, o tempo segue firme em grande parte do país. O sol ainda predomina nesta sexta-feira (10) no Rio Grande do Sul, no interior do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no norte de Minas Gerais. As temperaturas continuam elevadas, com máximas entre 30°C e 35°C.