Soja Brasil

Confira quais áreas de soja devem receber chuvas neste fim de semana

Segundo a meteorologia, a região Sul, não deve ter chuvas em nenhum dos dias. Já no Nordeste há precipitações, mas não para todas as áreas

O fim de semana mostra uma tendência para o clima, enquanto a metade norte do país terá chuvas, a metade sul tende a ficar mais seca. Isso não significa que onde chove, a instabilidade será generalizada, pois no Nordeste as precipitações tendem a ser manchadas.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A sexta-feira será mesmo de tempo firme e seco na região Sul do país. As temperaturas não serão tão elevadas quanto nos dias anteriores, mas ainda devem bater na casa dos 30°C em boa parte dos estados.

No sábado pouco muda, o tempo seco prevalece em toda a região Sul do país. Já as temperaturas voltam a subir e bater nos 34°C em algumas partes do norte do Paraná.

No domingo nada muda e o tempo firme e seco deve prevalecer em todas as áreas de soja dos três estados. Durante a madrugada e manhã as temperaturas seguem amenas, mas já no período da tarde os termômetros seguem em elevação e ultrapassam os 30°C em diversos municípios.

SUDESTE

A sexta-feira será um pouco diferente do previsto no dia anterior, e a tendência é que o tempo firme e seco afete todas as áreas de soja de São Paulo e a parte sul do triângulo mineiro. Chuvas devem ocorrer desde a parte norte do triângulo mineiro até o norte do estado, onde a tendência é de instabilidade mais manchadas.

No sábado as chuvas seguem atuando somente sobre Minas Gerais e com maior intensidade na parte leste do estado. Em São Paulo o tempo seco prevalece.

O domingo deve manter o tempo firme no Sudeste e as chuvas estacionadas sobre Minas Gerais. Os maiores acumulados ainda devem ficar restritos a parte leste mineira.

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira, se mantém o tempo instável e com risco para chuva intensa em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e chove a qualquer momento. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul uma nova massa de ar seco avança, mantendo o céu claro e sem previsão de chuva.

O tempo instável e chuvoso permanece entre o centro-norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal neste sábado, onde há risco para chuva forte e bastante volumosa a qualquer hora do dia, e consequentemente, potenciais transtornos. No sul goiano e mato-grossense, incluindo as capitais, também há risco para temporais, mas que se concentram no período da tarde e de forma mais isolada. Enquanto isso em Mato Grosso do Sul, uma massa de ar seco predomina e garante mais um dia quente e ensolarado.

No domingo, segue chovendo forte entre o norte de Mato Grosso e centro-norte de Goiás. Devido ao solo encharcado e aos níveis dos rios elevados, atenção para potenciais transtornos nestas áreas. Nas demais regiões de ambos os estados, temporais isolados são esperados durante a tarde, após um dia quente e abafado. Tempo firme segue predominando em praticamente todo Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

A previsão do tempo indica chuvas no oeste da Bahia, entretanto elas não devem ser tão volumosas e ainda serão manchadas, ou seja, afetarão algumas áreas e, ao lado delas, não. O Piauí deve ter chuvas mais regulares no sul e parte do norte do estado, onde são esperados os maiores acumulados. Já na parte central, apesar de ter previsão de chuvas nas bordas, há sim uma grande área com tempo firme e seco bem no interior. O Maranhão, por sua vez, segue com previsão de chuvas em todo mapa, com chance para temporais na parte nordeste.

No sábado, apesar de ainda ter chuvas previstas para acontecer na divisa oeste da Bahia, a região terá manchas grandes de tempo firme, principalmente entre Correntina e Barreiras. No Piauí as chuvas dão uma trégua na parte centro-norte do estado e só deve ter instabilidades do centro para o sul. O Maranhão também terá tempo firme no nordeste e parte do centro do estado, mas as chuvas no noroeste e sul do estado prometem ser volumosas.

Neste domingo, se intensifica a chuva desde o norte do Maranhão até o Piauí, onde há previsão para acumulados elevados de chuva. O tempo instável e chuvoso também se mantém entre o oeste e sul da Bahia, onde o sol pouco aparece ao longo do dia e chove a qualquer momento.

NORTE

A semana termina com previsão de chuva forte e bastante volumosa em grande parte da região Norte do Brasil, devido à áreas de instabilidade no alto da atmosfera, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e também a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região norte do Pará. Os maiores acumulados previstos compreendem uma área desde o Acre, Rondônia, Pará e especialmente no Tocantins, onde o sol pouco aparece durante o dia e os volumes de chuva são bastante elevados, inclusive na capital. Entre o Amazonas e Pará, a chuva ocorre de maneira mais pontual, concentrada especialmente durante a tarde. Já em Roraima, o tempo firme predomina.

Neste sábado, segue a chuva forte e bastante volumosa em parte da região Norte do Brasil. Destaque para o Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados, há previsão de chuva ao longo de todo o dia e as temperaturas seguem amenas, inclusive nas quatro capitais. Nas demais áreas da região, inclusive em Roraima, a chuva é mais rápida e isolada, mas não se descarta o risco de temporais.

No domingo, a chuva segue forte na região Norte do Brasil. Destaque para o Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, onde são esperados os maiores acumulados. Entre a região norte do Pará e Amapá, se mantém o tempo instável novamente, e com risco para acumulados elevados de chuva nas duas capitais.

Leia mais notícias sobre soja