Tempo

Falta de chuvas no RS vai seguir em janeiro

Estado completa um mês sem chuvas significativas, informa meteorologista

O Rio Grande do Sul deve começar 2023 com o mesmo problema deste ano. De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, o oeste e sul gaúcho vão seguir sofrendo com a falta de chuvas significativas decorrer dos primeiros meses do próximo ano, sobretudo em janeiro.

+ Santa Catarina permanece em estado de alerta após chuvas

Na edição desta quinta-feira (22), a meteorologista explicou que o solo está bastante seco em determinados pontos do estado sulista — principalmente nas regiões da Campanha e das Missões. De acordo com ela, o Rio Grande do Sul completou um mês sem chuvas significativas. Situação que seguirá, avisou.

“Essa chuva não foi suficiente para reverter a condição de déficit hídrico” — Maria Clara Sassaki

“Já são 30 dias sem chuvas significativas, mas, na verdade, desde o mês de agosto que a chuva não atinge a média climatológica no Rio Grande do Sul”, informou Maria Clara. “Mesmo que a gente tenha registro de uma ou outra pancada mais isolada ao longo dos últimos meses, essa chuva não foi suficiente para reverter a condição de déficit hídrico”, prosseguiu. “Não trouxe alívio para áreas produtores e não trouxe alívio para regiões de reservatórios”, complementou.

Maria Clara ainda chamou a atenção que, diante da ausência de chuvas significativas, a Campanha gaúcha tem sofrido com questões relacionadas ao solo, que, segundo a Climatempo, está com apenas 20% da umidade disponível no solo. Outros pontos do estado, conforme indicou a meteorologista, estão com o dobro. Ou seja: 40% de umidade disponível no solo.

La Niña e a falta de chuvas no Rio Grande do Sul

La Niña, seca, tempo, clima, meteorologia, el niño
Foto: Pixabay

No começo do próximo ano, o problema seguirá no Rio Grande do Sul. De acordo com Maria Clara Sassaki, isso ocorrerá em razão da influência do fenômeno La Niña. Dessa forma, ela exemplificou que a previsão do tempo para janeiro aponta para um acumulado de 299 milímetros sobre a região das Missões. “Tempo seco e temperaturas elevadas até o dia 15”, avisa a meteorologista.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.