NO FERIADO

Formação de ciclone espalha temporais pelo Sul; confira a previsão

Chuvas podem ser registradas em todas as regiões, em especial a Sul e Sudeste, que correm risco de deslizamentos, inundações, granizo e ventos fortes

Temporais vão ocorrer em boa parte do território brasileiro, com algumas regiões em alerta para chuvas excessivas, queda de granizo e ventos de até 90 km/h. Confira a previsão do tempo o feriado de Finados desta quinta-feira (2).

Sul

Nesta quinta-feira, temporais podem atingir a metade oeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. São esperados volumes acima dos 40 milímetros, além de ventos, raios e eventual queda de granizo.

Com a chegada da noite, temporais também começam a se espalhar pela faixa leste da região devido à formação de um ciclone, com destaque para o Rio Grande do Sul com ventos de até 90 km/h.

Sudeste

São esperadas pancadas de chuva em toda a região, com destaque para o volume elevado de precipitação em um único dia, como o noroeste, o centro e zona da mata de Minas Gerais, e áreas no Rio de Janeiro, que ficam sob risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Além da chuva expressiva, temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo podem ser registrados.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva vão se espalhar por toda a região, mesmo que de maneira rápida e intercalada com períodos de melhoria, em que o Sol aparece e garante a sensação de tempo abafado com as altas temperaturas.

Destaque nesta quinta-feira para volumes mais expressivos na região, isso nos três estados e também no Distrito Federal. Volumes que podem passar dos 20 milímetros desde o sul de Mato Grosso do Sul até o nordeste de Mato Grosso.

Nordeste

A chuva continua se espalhando um pouco mais pelo Nordeste devido ao avanço de instabilidades tropicais. São esperadas chuvas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor, mas ainda assim, é uma chuva que traz alívio frente à estiagem prolongada.

Destaque para os acumulados que devem ser mais expressivos em partes da Bahia, volumes entre 10 e 25 milímetros. Na parte nordeste da região, desde Sergipe até o Ceará, a condição de chuva ainda é muito pequena e a seca persiste.

Norte

Pancadas de chuva se espalham por diferentes áreas do Norte. De modo geral, são esperadas pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria.

Volumes mais expressivos, em torno de 25 milímetros, podem ser registrados no Acre e no sudoeste do Amazonas, e também no sul do Pará e no Tocantins. Na parte central da região, no Amazonas e Pará, além de Roraima, a chance de chuva é bem menor.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.