Nesta quinta-feira (21), uma frente fria se formará no litoral da Região Sudeste, trazendo instabilidade significativa ao Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além disso, um cavado (sistema que intensifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera) também atuará e deve transportar a umidade presente na faixa norte do Brasil para a faixa sudeste, potencializando ainda mais as condições para chuvas volumosas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com o mapa de acumulados de chuva (imagem abaixo) entre quinta e segunda-feira (25), os volumes variam entre 60 mm e 80 mm na maior parte dos territórios carioca e capixaba.
O destaque fica para o sul do Espírito Santo, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm – faixa identificada em vermelho na imagem acima. Este cenário, motivado pela frente fria e pelo cavado, requer atenção especial devido ao risco de alagamentos e deslizamentos.
Chuva na cidade do Rio de Janeiro
A chuva na capital carioca será progressiva ao longo dos próximos dias:
- Quinta-feira (21): nebulosidade predominante, com breves aberturas de sol e acumulado de 15 mm. A temperatura máxima será de 28°C.
- Sexta-feira (22): chuva ganha força com alerta para temporais; acumulado esperado de 40 mm. Dia de muita nebulosidade. A temperatura máxima será de 24°C.
- Sábado (23): as precipitações começam a diminuir, mas ainda serão presentes, com acumulado esperado de 15 mm. O dia seguirá nublado. A temperatura máxima será de 23°C.
- Domingo (24): O sol volta a aparecer, mas o tempo permanece instável, com previsão de pancadas isoladas de chuva de cerca de 5 mm. A temperatura máxima será de 25°C.
Previsão para Vitória
Em Vitória, o cenário também será de instabilidade, com destaque para volumes expressivos de chuva no sábado:
- Quinta-feira (21): muita nebulosidade e chuva, com acumulado de 15 mm. A temperatura máxima será de 31°C.
- Sexta-feira (22): o sol aparece pela manhã, mas a chuva retorna com força na tarde e noite (15 mm). A temperatura máxima será de 28°C.
- Sábado (23): o dia será crítico, com acumulado previsto de 80 mm. Nebulosidade predominante e chuva constante, sem aberturas de sol. A temperatura máxima será de 25°C.
- Domingo (24): o sol volta a aparecer, mas o tempo permanece instável, com pancadas isoladas na parte da tarde (2 mm). A temperatura máxima será de 26°C.