FIQUE DE OLHO

Frente fria e ciclone causam temporais; veja previsão

Previsão do tempo indica que o ciclone que está provocando fortes ventos e chuvas no Sul do país deve avançar para outras regiões do Brasil

alerta amarelo, previsão do tempo, chuvas - frente fria - agricultura familiar
Foto: Pixabay

Saiba o que esperar das condições do tempo nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, em todo o Brasil. Confira a previsão:

Região Sul: alerta de vendaval

No Sul do Brasil, o ciclone subtropical mantém o alerta para vendaval com rajadas de até 90km/h principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pancadas de chuva também se espalham pela região com volumes expressivos e potencial para transtornos. Pode chover de 100 a 200 milímetros entre Santa Catarina e o Paraná. Além dos ventos fortes, trovoadas, raios e queda de granizo também marcar o final da semana na região.

Temporais no Sudeste

No Sudeste, temporais devem atingir São Paulo e Minas Gerais nesta sexta-feira com a aproximação da frente fria associada ao ciclone no oceano Atlântico.

O sul de São Paulo registrará o maior volume de chuva, podendo causar transtornos como erosão do solo e alagamentos.

Frente fria no Centro-Oeste

A frente fria avança de forma continental nesta sexta-feira e pode gerar pancadas de chuva em todo o Centro-Oeste, mesmo que sejam rápidas e intercaladas com períodos de melhoria.

No sul de Mato Grosso do Sul e no nordeste de Goiás, os volumes de chuva podem ser mais expressivos. A previsão é de ventos, raios e queda de granizo.

Chuvas no Nordeste

A semana vai terminar com novidades no Nordeste devido à possibilidade de chuvas com o avanço de instabilidades.

Em grande parte da Bahia, no sul do Piauí e também no sul do Maranhão, a previsão indica pancadas com volumes em torno de 20 milímetros.

Nos demais estados, a condição de chuva ainda é muito pequena.

Previsão no Norte indica chuvas rápidas

A região Norte continua registrando pancadas de chuva, mesmo que rápidas.

Volumes expressivos em torno de 30 milímetros são esperados entre o Acre e sudoeste do Amazonas, e até mesmo em pontos no sul do Pará e no Tocantins.

Recomendações

Em caso de chuvas fortes, é importante ficar atento aos alertas da Defesa Civil e evitar locais com risco de alagamentos. Também é importante se proteger de raios, não ficando embaixo de árvores ou próximo de objetos metálicos.