TERÇA-FEIRA

Frente fria: temporais podem causar transtornos e prejuízos na região Sul

No Sudeste, a frente fria pode gerar volumes expressivos e até chuva forte no finalzinho do dia, aponta a previsão

Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (16) em todas as regiões do Brasil:

Sul

A frente fria continua avançando pelo Sul do país e gerando chuvas fortes e volumosas desde o Rio Grande do Sul até o Paraná. São esperados ventos, raios e queda de granizo nos três estados, não se descartando o potencial para transtornos e prejuízos. O volume de chuva ainda pode ser expressivo no noroeste do território gaúcho, no oeste e centro de Santa Catarina e também em pontos isolados do Paraná. Em contrapartida, logo atrás da frente fria, chega uma massa de ar seco que garante o tempo firme no sul e campanha gaúcha.

Sudeste

Pouca coisa muda no Sudeste e o tempo continua instável em boa parte do estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais devido à combinação entre calor e umidade. São esperadas pancadas rápidas e sem altos volumes de chuva na maior parte dessas áreas, com exceção apenas para o litoral sul paulista, devido à aproximação de uma nova frente fria que pode gerar volumes expressivos e até chuva forte no finalzinho do dia. Enquanto isso, o tempo firme e ensolarado chama a atenção entre o Espírito Santo, Triângulo Mineiro e toda a metade norte de Minas Gerais, além do norte de São Paulo.

Centro-Oeste

Mais um dia de tempo seco e ensolarado na maior parte do Centro-Oeste, em que a expectativa é de céu claro e com pouca presença de nebulosidade no norte do Mato Grosso do Sul, em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e em boa parte também de Mato Grosso. Pancadas bem isoladas e sem volume significativo podem ser registradas na faixa oeste de Mato Grosso e principalmente em áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul, devido à aproximação de uma nova frente fria que pode provocar até temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo no extremo sul do estado.

Nordeste

O tempo firme persiste sobre praticamente todo o Nordeste, sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Pancadas bem rápidas e sem alto volume são esperadas apenas na metade oeste do Maranhão por conta de instabilidades tropicais.

Norte

A terça-feira será marcada por pancadas de chuva na maior parte da região Norte devido à atuação de instabilidades tropicais, que só devem gerar chuvas rápidas e sem alto volume acumulado ao longo do dia. O tempo firme vai continuar predominando na maior parte do estado do Tocantins por conta de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.