CONGELANTE

Frio intenso quebra recordes nos Estados Unidos

Faixa leste do país ainda deve contar com até 10 dias de temperaturas próximas a zero grau

temperaturas nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o frio intenso derrubou a temperatura em quase todos os estados
continentais para menos de zero grau. No aeroporto de Dillon, em Montana, a mínima chegou a -41 ºC, um recorde histórico para o local. A marca anterior era de -40 ºC, atingida em fevereiro de 1933.

A tendência agora é de aquecimento, já que a massa de ar frio perde força. Mas a faixa leste
deve contar ao menos com mais 8-10 dias de temperaturas próximas a zero grau.

Isso prejudica sobretudo as pastagens pois a neve acumulada irá derreter, deixando o solo muito úmido e deteriorando ainda mais a qualidade do pasto.

Temperaturas negativas nos EUA

O Havaí é o único estado que ainda não teve temperaturas abaixo de zero neste inverno americano. A temperatura mais baixa já registrada no arquipélago foi de -11 ºC, no observatório Mauna Kea, a uma altitude de cerca de 4,2 mil metros, em 17 de maio de 1979.

O frio mais intenso em área não contínua do território dos EUA foi registrado no Alasca em 23 de janeiro de 1971: nessa data, o termômetro de mercúrio marcou -62 ºC em Prospect Creek, na porção central do estado.

A temperatura mais baixa registrada na área contínua nos Estados Unidos é de -57 ºC. Isso foi medido em Rogers Pass, em Montana, em 20 de janeiro de 1954.

Alguns registros datam do século 19, enquanto outros são mais recentes: o registro de frio intenso mais antigo é de 22 de janeiro de 1885, no Monte Washington o pico mais alto do nordeste norte-americano, quando o termômetro caiu para -46 ºC.

Em anos mais recentes, a temperatura mais baixa foi estabelecida em 31 de janeiro de 2019, em Mount Carroll, Illinois, quando a temperatura atingiu -39 ºC.