ALERTA CLIMÁTICO

Grande área do Rio Grande do Sul pode receber até 200 mm de chuva em apenas 24h

Maiores volumes devem cair entre a noite de sábado e a madrugada de domingo

A formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical em alto mar deve trazer mais um episódio de intensa chuva para o Rio Grande do Sul.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


De acordo com a Climatempo, o volume mais expressivo deve se concentrar entre a noite de sábado (28) e a madrugada de domingo (29). Veja os detalhes no mapa abaixo:

mapa de chuva RS
Foto: Climatempo

Conforme a imagem, todas as regiões do centro-norte, nordeste e Serra e Vales do Rio Grande do Sul permanecem com risco alto para problemas com acumulados em torno de 100 mm a 200 mm, o que inclui a capital Porto Alegre, onde a situação é especialmente preocupante devido à cota de inundação do Rio Guaíba.

Os episódios de chuva dos últimos dias em território gaúcho mantiveram várias regiões em estado de alerta e até de calamidade pública. Até o momento, 155 municípios foram afetados.

Sem temporais, mas com chuva persistente

De acordo com a Climatempo, a condição meteorológica neste fim de semana no estado não deve formar grandes tempestades ou temporais clássicos, mas sim a persistência e frequência da chuva, o que pode gerar grandes acumulados em poucas horas.

A Climatempo alerta para alto potencial de deslizamentos de terra, enchentes, inundações e transbordamento entre sábado e dimingo.