FIM DE SEMANA

No Sudeste, frente fria avança e chuvas chegam a 70 mm; veja a previsão para cada região

Maior volume de chuva deve atingir o sul e leste paulista, podendo causar transtornos

Saiba como o clima irá se comportar neste fim de semana em todas as regiões do Brasil:

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Sábado (20/1)

Sul

O fim de semana vai começar com tempo instável e chuva espalhada pela maior parte da região Sul, mesmo após o afastamento da frente fria.

Isso acontece porque instabilidades em níveis médios da atmosfera ainda serão suficientes para gerar chuvas expressivas entre o norte de Santa Catarina e a metade leste do Paraná, não se descartando o potencial para transtornos.

Já em boa parte do Rio Grande do Sul, tempo firme e com predomínio de sol entre poucas nuvens.

Sudeste

A frente fria avança pelo Sudeste e pode gerar volumes elevados e temporais entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O maior volume de chuva deve atingir o sul e leste paulista, podendo causar transtornos. Temporais com ventos, raios e granizo podem ser mais abrangentes na região ao longo do dia.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva voltam a se espalhar por toda a região devido ao avanço de uma frente fria que deixa Mato Grosso do Sul e Goiás em alerta para temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo.

O volume de chuva continua mais significativo no noroeste do território mato-grossense.

Nordeste

Pancadas de chuva voltam a se espalhar pelo Nordeste motivada pela combinação entre calor e umidade, mas por enquanto são esperadas chuvas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor, além de um volume pouco expressivo em quase toda a região.

A exceção é o sul do Piauí com chance de volumes mais elevados devido à formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

Norte

Pancadas de chuva se espalham pelo Norte do país devido à formação de instabilidades tropicais, mas o maior destaque vai para a faixa sul da região, em que são esperados volumes acima dos 30 mm, desde o Acre e Rondônia até o Tocantins. Em Roraima, tempo seco e quente.

Domingo (21/1)

Sul

Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região, e com resquícios do ramo quente da frente fria ainda atuando no centro-sul do país, são esperados volumes elevados no noroeste do Paraná, não se descartando o potencial para transtornos e estragos, ainda que de maneira pontual.

Enquanto isso, o tempo firme avança pela metade oeste do Rio Grande do Sul e chega ao oeste de Santa Catarina.

Sudeste

Domingo com muita presença de nebulosidade e chuvas espalhadas pelo Sudeste que continua na rota da frente fria gerando volumes elevados em boa parte dos quatro estados.

Alerta maior em áreas mais próximas ao litoral desde São Paulo até o Espírito Santo, onde são esperados volumes em torno de 70 mm e potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva se espalham pela região ao longo do dia devido ao avanço da frente fria que pode gerar volumes elevados no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e também no oeste de Mato Grosso, isso porque a frente fria está ligada a um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente.

Nordeste

Pancadas de chuva se espalham pelo Nordeste por conta da combinação entre calor e umidade, mas de modo geral são esperadas chuvas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria, gerando também a sensação de tempo abafado e quente.

Norte

Pancadas de chuva se espalham pela maior parte da região Norte devido em razão da combinação entre calor e umidade, mas o destaque vai para o ramo da frente fria ligada a um centro de baixa pressão atmosférica no interior do continente que pode gerar volumes elevados entre Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.