QUEDA NAS MÁXIMAS E MÍNIMAS

Nova frente fria derruba temperaturas e traz geada; veja quando e onde

Ar mais frio terá reforço, e há possibilidade de recorde de baixas temperaturas em algumas cidades

frente fria - frio intenso - inmet
Foto: Agência Brasil

A formação de uma segunda frente fria na altura do Sudeste vai reforçar o ar mais frio em praticamente todos os estados do Centro-Sul.

O sistema vai derrubar a temperatura nos três estados da região Sul, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no sul de Minas e até mesmo no Rio de Janeiro. 

O mês de maio, que começou com temperaturas acima da média em muitas áreas, vai terminar com queda significativa nas mínimas e máximas, com possibilidade de recorde de frio em algumas capitais. 

O fim de maio e o começo de junho serão marcados por esse ar polar, que diminui as temperaturas. Áreas da região Sul, como serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tem possibilidade de formação de geada nos próximos dias.

Frio no Paraná

Há possibilidade de recorde de frio em Curitiba, com mínima prevista de 5 °C. Pode haver geada em alguns pontos menos urbanizados da Região Metropolitana da capital já na madrugada e começo de manhã de quarta-feira (29). 

Os municípios de Ivaí e Campo Morão também apresentam condições para geada, com mínima prevista de 4 °C.

As temperaturas mais baixas do estado estão previstas para General Carneiro e Inácio Martins, onde há possibilidade de temperatura negativa: −1 °C.

Santa Catarina

A maior parte do interior de Santa Catarina terá temperatura mínima abaixo de 10 °C. As mais baixas vão se concentrar na serra e no centro-oeste do estado. Nos pontos mais altos da serra, a temperatura ficará abaixo de 5 °C, mas nessas áreas o dia pode começar com o céu mais nublado e chance de chuviscos; por causa disso, não há expectativa de geada.

A possibilidade de ocorrência do fenômeno fica mais restrita, nesta quarta, às regiões que fazem divisa com o sul do Paraná, onde a temperatura também pode ficar em torno ou abaixo de 4 °C. Em Campos Novos, a mínima prevista é de 6 °C e em Chapecó, de 7 °C

Fonte: Climatempo

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Também pode haver registro de geada também em municípios do sul de Mato Grosso do Sul e do sudoeste e parte do oeste paulista, onde o amanhecer pode começar com temperaturas em torno ou abaixo de 5°C.

Grande parte das capitais do Sul e do Sudeste têm chance de recordes de dias mais frios do ano nos próximos dias. Curitiba tem mínima prevista de 5 °C também na quinta-feira (30). Até mesmo São Paulo pode ter recorde, com mínima prevista de 9 °C nesta quarta (29). E as tardes continuam geladas.

De acordo com a Climatempo, o frio segue ainda no decorrer do primeiro fim de semana de junho. Os dois dias serão de tempo aberto e firme na maior parte do Centro-Sul, porém com madrugadas ainda frias e tardes com temperaturas baixas.

A partir de quinta, a condição de geada diminui em Mato Grosso do Sul, mas pode ocorrer de forma pontual na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e o extremo sul de Minas. No Sul, a área fica mais restrita ao sul do Paraná e ao centro-sul, planalto e serra de Santa Catarina. Também aumenta a probabilidade de geada na serra e na região dos vales do Rio Grande do Sul.

Fonte: Climatempo