PREPARE-SE

Nova onda de calor vai elevar temperaturas até 40 °C no Brasil

Uma forte massa de ar quente vai atingir o Brasil nos próximos dias, elevando a temperatura em diversos estados

onda de calor
Foto: Inmet

A partir de quinta-feira (14), uma nova onda de calor vai atingir o Brasil, elevando as temperaturas a mais de 40°C em pelo menos oito estados.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve começar na quinta-feira (14) e se estender até o domingo (17).

As áreas mais afetadas serão o centro-sul do país, incluindo o Rio Grande do Sul, que ainda não teve um calor intenso nesta primavera.

Nas regiões Norte e Nordeste também são esperadas temperaturas elevadas, com máximas podendo superar 40 °C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.

Alerta laranja de calor

O Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.

A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.

Até novembro de 2023, o Brasil experimentou o impacto de oito ondas de calor.

O destaque foi a onda que aconteceu entre os dias 8 e 19 de novembro. Isso se deve ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8 °C, registrado em Araçuaí (MG).

Novos temporais

Nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade. Elas podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva forte, principalmente no Sul.

No domingo (17), a aproximação de uma frente fria causará o pico de calor durante a tarde na maioria das regiões. A influência do vento quente e úmido de noroeste favorecerá a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.

Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na região Sul, cessando a onda de calor, e, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.