A onda de calor que tem afetado o Sudeste do Brasil continuará até pelo menos o dia 20 de maio, concentrando-se em regiões específicas, conforme informações meteorológicas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, | pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O fenômeno, caracterizado por temperaturas máximas acima da média para esta época do ano, foi temporariamente amenizado pela passagem de uma frente fria.
A alta pressão atmosférica responsável por essa condição climática se deslocou para o norte da Região Sudeste. Espera-se que a onda de calor se intensifique novamente nos próximos dias.
Veja onde vai estar quente
Durante este novo período, as áreas mais impactadas serão o centro-norte paulista e parte norte do sul de Minas Gerais.
Além disso, outras áreas enfrentarão temperaturas ligeiramente acima da média, de 3°C a 5°C mais quentes do que o normal para esta época do ano.
Isso inclui o centro-leste de São Paulo (Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba), todo o estado do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Também abrange o sul do MG, Zona da Mata, norte do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além do centro e sul do Espírito Santo.
No interior de São Paulo, o cenário pouco se altera, mantendo-se as condições de calor intenso pelo menos até o início da próxima semana.
Segundo dados do Ciiagro, a média das temperaturas máximas na primeira quinzena deste mês foi de 33°C. Isso representa um aumento de 3,6°C em relação ao mesmo período do ano passado, com máximas oscilando entre 31°C e 35°C.