CLIMA EXTREMO

Onda de frio com nevasca vai atingir ao menos 50% dos Estados Unidos

Cenário vai agravar ainda mais situação dos pecuaristas do país, que tiveram problemas com pastagens por conta de outono quente e seco

mapa de frio nos Estados Unidos
Mapa de anomalia de temperatura. A área central em azul escuro indica o epicentro da onda de frio entre 13 e 17 de janeiro. A expectativa é que em alguns estados produtores, como Iowa, Ohio e Illinois, as mínimas possam chegar à casa de -30º C. Fonte: NOAA

Os Estados Unidos vão enfrentar nos próximos dias uma forte onda de frio, que deve incluir a incidência de nevasca. A previsão é de que essas condições atinjam ao menos 50% do país.

A onda de frio deve durar de 13 e 17 de janeiro. A expectativa é que, em alguns estados produtores, como Iowa, Ohio e Illinois, as mínimas possam chegar à casa de -30º C.

Até mesmo o Texas, um dos principais estados produtores de carne bovina do país, será atingido.

A temperatura mínima no condado de Dimmit, no sul do estado, por exemplo, deve chegar a -8 ºC. Isso deve provocar o aparecimento de uma geada severa, prejudicando o desenvolvimento e a recuperação dos pastos.

Pastagens afetadas nos Estados Unidos

O frio vai agravar a situação das pastagens e da pecuária norte-americana como um todo. O outono quente e seco em grande parte da região central dos Estados Unidos fez com que o solo ficasse mais ressecado, prejudicando a recuperação das pastagens.

No Texas, esse clima contribuiu para a colheita do algodão. Por outro lado, acabou prejudicando as gramíneas, que tiveram que ser replantadas para o inverno.

As condições de pastagens, segundo o último relatório semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), encontram-se 65% como ruins/muito ruins no território texano.

Com isso, o pecuarista deve ter seus custos de produção elevados, tendo que suprir a alimentação dos rebanhos com ração, feno e água.