TEMPO FECHADO

Pancadas de chuva atingem diversas regiões; confira a previsão para o fim de semana

Atuação de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis pode gerar temporais rápidos

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do país neste fim de semana:

Sábado (13/01)

Sul

O tempo firme volta a predominar na maior parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma massa de ar seco, enquanto que as pancadas de chuva ainda persistem entre Santa Catarina e o Paraná, mas isso de maneira rápida e irregular e menos expressiva comparada aos últimos dias.

Sudeste

Pancadas de chuva se espalham pela maior parte do Sudeste e volumes elevados podem ser registrados entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais devido ao avanço de uma frente fria que está interligada a uma área de baixa pressão atmosférica formada na costa da região Sudeste. Isso pode gerar temporais e transtornos especialmente no Vale do Paraíba. Entre o Espírito Santo e o nordeste do território mineiro, o tempo firme vai predominar.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva se espalham por toda a região e volumes elevados ainda podem ser registrados em pontos dos três estados e no Distrito Federal devido à combinação entre calor e umidade influenciada pelo avanço de uma frente fria.

O sistema que está interligado a uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, pode gerar temporais na faixa oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

Nordeste

Pancadas de chuva podem ser registradas em boa parte do Nordeste, mas o destaque continua sendo a faixa norte desde o Maranhão até o litoral por conta do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que pode gerar temporais rápidos, mesmo que sem acumulados muito expressivos. O tempo firme segue na maior parte da Bahia.

Norte

Pancadas de chuva se espalham por toda a região Norte do Brasil devido às instabilidades tropicais. Volumes elevados podem ser registrados na faixa sul da região, desde o Acre até o Tocantins e não se descarta a chance de transtornos.

Domingo (14/01)

Sul

Pancadas de chuva voltam a se espalhar por toda a região Sul devido à combinação entre calor e umidade devido aos resquícios da última frente fria que está interligada a uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, e por conta da aproximação de outro sistema frontal.

Por enquanto são esperadas chuvas rápidas e com maior potencial de temporais no oeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Pouca coisa muda e a chuva ainda persiste na maior parte do Sudeste neste domingo, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria e variação de nebulosidade.

O dia deve ficar mais instável na faixa leste de São Paulo e em partes do Rio de Janeiro devido à permanência de uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva persistem sobre o Brasil Central em razão da combinação entre calor e umidade com a aproximação da frente fria que avança de forma muito lenta.

Volumes elevados são esperados e também temporais, com destaque para o oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, em que são esperados ventos, raios e até eventual queda de granizo.

Nordeste

Pancadas de chuva ainda podem ser registradas em diferentes pontos do Nordeste neste domingo por conta do VCAN que mantém a chuva mais organizada na faixa norte desde o Maranhão até o litoral da Paraíba, mas por enquanto sem grandes acumulados.

Norte

Pancadas de chuva podem se espalhar por conta de instabilidades tropicais, e maiores acumulados ainda são esperados em Rondônia, no Acre e no Amazonas, não se descartando o potencial para transtornos.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.