Tempo

Pedras de granizo gigantes causam estragos no Rio Grande do Sul

Na cidade de Guaíba, cerca de 100 casas foram atingidas por granizo com cerca de 10 cm de diâmetro; rajadas de vento passaram dos 100 km/h

Nesta domingo (16), a presença de um cavado meteorológico favoreceu o desenvolvimento de nuvens mais carregadas, resultando em vendavais e queda de granizo em diversos pontos do Rio Grande do Sul, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

Dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que rajadas de vento de até 108 km/h foram registradas na cidade de Porto Alegre (RS).

Já em Guaíba (RS), cerca de 100 casas foram atingidas por granizo com cerca de 10 cm de diâmetro. A prefeitura decretou situação de emergência.

Em Barra do Ribeiro (RS), mais de 200 casas foram danificadas e a cidade também decretou situação de emergência.

Outras cidades afetadas pelo mau tempo foram Bento Gonçalves, Barão do Triunfo, São Jerônimo, no Rio Grande do Sul; e Campo Mourão, no Paraná.

Previsão do tempo para os próximos dias

A previsão do tempo indica que a condição de tempo severo deve continuar nesta segunda-feira (17), sendo válido o alerta para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Já na terça-feira (18), os riscos para vendavais e granizo ficam mais restritos ao norte do Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.

A partir do dia 19, há previsão de entrada de ar mais frio e seco no Rio Grande do Sul, o que deve diminuir as temperaturas gradativamente até o dia 21.

risco de geada fraca a moderada em alguns pontos do estado e de Santa Catarina. A população deve estar atenta às orientações das autoridades competentes e tomar as medidas necessárias para se proteger do mau tempo.