COMEÇO DE MÊS

Previsão do tempo: chuvas marcam o início de junho no Sudeste

Chove em grande parte do Sudeste, enquanto o tempo permanecerá estável no Sul, Centro-Oeste e Nordeste

https://youtube.com/watch?v=Uy1b8eP-gko+

O início de junho trará condições climáticas instáveis e possibilidade de chuvas em grande parte do Sudeste, devido a instabilidades em altos níveis da atmosfera.

Além disso, é provável que volumes significativos de chuva sejam registrados no litoral paulista, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. No entanto, à medida que uma nova frente fria se aproxima, também pode haver chuvas isoladas no sul gaúcho, porém sem grande preocupação.

Nas áreas mais ao norte do Brasil, vale ressaltar a ocorrência de chuvas intensas no litoral, abrangendo desde Sergipe até a Paraíba, devido às ondas de leste, assim como chuvas volumosas no oeste do Amazonas por conta de instabilidades tropicais.

Já nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, predominará o tempo estável.

Primeiros dias do mês de junho

O finalzinho de maio e o início de junho serão marcados por chuvas concentradas em boa parte do Sudeste devido à atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Podem-se esperar volumes entre 20 e 50 mm, o que, de modo geral, não deve atrapalhar as atividades de campo, mas sim beneficiar a manutenção da água disponível no solo.

Há previsão de chuva isolada no sul gaúcho com a aproximação de uma nova frente fria, porém ela passará de forma muito costeira, não trazendo chuva para as demais áreas da região Sul.

Na metade norte do país, destaca-se a ocorrência de chuva volumosa ainda no litoral de Sergipe e Alagoas devido às ondas de leste, bem como a previsão de chuva intensa na faixa oeste do Amazonas devido à atuação de instabilidades tropicais. Nas demais áreas do Brasil, o tempo seco deve predominar.

A tendência é que as precipitações retornem ao Sul do Brasil a partir de 6 de junho, com a chegada de uma nova frente fria, que poderá provocar altos volumes em grande parte do Rio Grande do Sul.

As pancadas de chuva também se espalharão por Santa Catarina e Paraná, avançando posteriormente pelo interior do continente, causando chuvas rápidas no Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso. Até  11 de junho, é importante ficar atento para chuvas volumosas e persistentes no Amazonas e em Roraima.

 

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.