Tempo

Previsão do tempo aponta que este será o fim de semana mais frio do ano

Porém, de acordo com a meteorologia, as baixas temperaturas não serão suficientes para fazer gear nas regiões produtoras

termômetro em queda, frio, temperatura, previsão do tempo
Veja a previsão do tempo para este fim de semana. Foto: Pixabay

A frente fria se afasta em direção ao oceano neste sábado, 4, segundo a previsão do tempo, mas com o suporte de um corredor de umidade, chove de forma significativa do Espírito ao centro e leste de Minas Gerais.

Na retaguarda desse sistema frontal, vem uma massa de ar seco e frio capaz de inibir a formação de nuvens carregadas e de derrubar as temperaturas. O maior destaque é o frio pela manhã, com possível ocorrência de geada em pontos altos da serra catarinense — temperaturas em torno de 2 °C em Urupema e São Joaquim.

As baixas temperaturas também serão destaque em várias cidades do Sul, do Sudeste e de Mato Grosso do Sul, mas sem risco de geada. Nas áreas de café do Sudeste, frio mais intenso a ponto de provocar geadas só deve ocorrer em junho.

E chuva?

O tempo firme vai predominar na região Sul do Brasil e na maior parte também dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul.

Vale ressaltar que ventos úmidos soprando do mar contra à costa ainda podem provocar chuva fraca no litoral paulista. Pancadas também podem ocorrer em boa parte de Minas Gerais, norte fluminense e no Centro-Oeste durante o sábado, até com algumas trovoadas, mas sem grandes volumes.

Falando de Norte e Nordeste, a chuva começa a perder intensidade aos poucos. Volumes expressivos podem ser registrados, mas de forma mais pontual, primeiro no Acre, norte de Rondônia e oeste do Amazonas por conta de instabilidades em altos níveis da atmosfera e depois do nordeste do Pará ao norte do Ceará devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).