Tempo

Previsão: massa de ar seco avança e tempo fica firme; veja onde

Em algumas áreas esse sistema é acompanhado por um ar mais frio, que derruba as temperaturas nesta quarta-feira, 14

céu de brigadeiro, tempo firme, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 15. Foto: Pixabay

Sul

A massa de ar seco avança pela região conforme a frente fria se afasta. Já não há condição de chuva em praticamente nenhum município. Vale ressaltar que essa massa de ar seco vem acompanhada por um ar mais frio, ou seja, a temperatura volta a cair e o dia pode começar com geada na serra catarinense — temperaturas em torno de 3 °C em Urupema e São Joaquim. A quarta-feira também pode amanhecer com névoa úmida e/ou nevoeiro em pontos do norte paranaense, mas sem expectativa de chuva.

Pancadas bem isoladas e sem grande intensidade devem ser registradas apenas no sudeste gaúcho sob resquícios do sistema frontal – a circulação dos ventos associados ao ciclone extratropical ainda deve provocar chuva mesmo que sem grandes acumulados. Aliás, esses ventos podem atingir a casa dos 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul.

Sudeste

A frente fria avança de forma rápida devido ao ciclone extratropical. Aliás, logo na retaguarda vem uma massa de ar seco para inibir a formação de novas nuvens carregadas. Logo pela manhã, tem possibilidade de névoa úmida e/ou nevoeiro em áreas de São Paulo mais próximas ao Paraná, porém, ao que tudo indica, já não há condição de chuva.

Ao longo do dia, a precipitação pode ganhar força do Vale do Paraíba (entre São Paulo e Rio de Janeiro) e o sul de Minas Gerais. Acumulados significativos podem ser registrados, mas a chuva não deve ser duradoura.

Outro destaque é que conforme a frente fria vai avançando, uma massa de ar frio vem atrás e volta a derrubar as temperaturas.

Centro-Oeste

Boa parte da região deve receber chuva nesta terça-feira. Em pontos mais ao norte de Mato Grosso, pode chover logo pela manhã, com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica. A precipitação pode ser volumosas em toda a faixa norte do estado.

Nas demais áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e até no norte de Mato Grosso do Sul pode chover, porém, sem grandes acumulados.

Por outro lado, vale ressaltar que com a chegada de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de nuvens carregadas, o tempo firme vai predominar na maior parte de Mato Grosso do Sul. Apesar do tempo firme, a temperatura promete cair por conta dos ventos que sopram do quadrante Sul e levam um ar mais frio até a região.

Nordeste

A chuva se espalha pela maior parte da região. O céu continua nublado e a precipitação pode começar logo pela manhã no centro-sul do Maranhão, na metade sul do Piauí e no oeste da Bahia. Nessas mesmas áreas, a chuva ainda pode ser volumosa e não se descarta o risco de transtornos.

Outra destaque da previsão do tempo é o litoral desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco. Nessa área, a chuva será rápida, intercalada com períodos de sol e calor.

O tempo firme predomina em pontos do norte baiano e o oeste pernambucano sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Norte

Chove em todos os estados, com exceção de Roraima, onde o tempo firme predomina. A precipitação promete ser volumosa no Tocantins e no Pará, podendo ocorrer a qualquer momento em grande parte dos dois estados, e também no sul do Amazonas, em Rondônia e sul do Acre. Em todas essas áreas desde o Acre até o Tocantins, não se descarta o risco de transtornos.