COMO FICA O CLIMA

Previsão do tempo para abril: veja o que indica o Inmet sobre chuva e temperatura

Pancadas vão se concentrar em áreas do Nordeste, Sul e Sudeste

tempo, inmet, chuva, previsão, sol, calor
Foto: Pixabay

O mês de abril de 2025 deve apresentar comportamento climático variado em diferentes regiões do Brasil, segundo previsão do tempo realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


De acordo com o órgão, a previsão indica chuvas entre a média e acima da média em grande parte da região Norte, o que deve beneficiar os cultivos de primeira e segunda safras. No entanto, áreas como o leste do Acre, a divisa do Amazonas com Roraima, o Amapá e o sul do Tocantins podem enfrentar volumes de chuva abaixo da média, o que pode afetar a umidade do solo.

No Nordeste, a expectativa é de chuvas acima da média no centro-norte da região. Por outro lado, na Bahia, os volumes devem se manter próximos da média histórica, o que pode comprometer o plantio do milho segunda safra em algumas áreas. Apesar disso, a redução da umidade pode favorecer o avanço da colheita da soja na região.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão aponta para chuvas próximas ou abaixo da média histórica, com acumulados inferiores a 200 mm. A exceção será o leste da região Sudeste, onde os volumes devem superar os 140 mm, favorecendo o desenvolvimento da cana-de-açúcar, do café e de cultivos da segunda safra. No entanto, a irregularidade das chuvas pode dificultar o avanço do plantio em outras áreas, especialmente no Centro-Oeste.

Na região Sul, o panorama é de menor regularidade. O extremo-sul do Rio Grande do Sul e parte central de Santa Catarina devem registrar chuvas abaixo da média. Já nas demais áreas da região, os volumes tendem a ficar próximos ou acima da média, ultrapassando 100 mm. Essa condição deve ajudar na recuperação da umidade do solo e beneficiar o desenvolvimento das lavouras.

Temperaturas acima da média

Além das variações nas chuvas, a previsão indica temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e no interior do Nordeste. Nessas áreas, os termômetros devem registrar valores acima de 24 °C.

Em contrapartida, nas regiões Norte e parte norte do Nordeste — onde o volume de chuvas será maior — as temperaturas devem se manter próximas da média histórica, variando entre 26 °C e 28 °C.

O cenário climático de abril, portanto, exigirá atenção redobrada dos produtores rurais, especialmente na gestão hídrica.

Confira a previsão do tempo para o mês de abril na análise do meteorologista Arthur Müller: