Tempo

Previsão do tempo para hoje: risco de transtornos por causa da chuva

Acumulados elevados podem provocar problemas como enchentes e alagamentos

Queda de árvores, alagamentos e enchentes. Esses são alguns dos transtornos que podem ocorrer no Brasil nesta quarta-feira (8) em decorrência da chuva. É o que indica a Climatempo na previsão do tempo para hoje.

+ Excesso de chuva e falta de luminosidade podem reduzir absorção de nutrientes das lavouras

O Sudeste está na rota das condições climáticas adversas aguardadas para hoje. Na Zona da Mata mineira e na Região Serrana fluminense, os acumulados devem superar os 100 milímetros. Em ambos os estados, esse excesso de chuva pode provocar a trinca de problemas: alagamentos, enchentes e quedas de árvores.

A previsão do tempo para hoje ainda aponta que o país não estará livre de outros fenômenos, tais como que de granizo e rajadas de vento. O primeiro pode ocorrer em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O segundo é aguardado para pontos ao redor da capital gaúcha.

7 alertas da previsão do tempo para hoje

chuva acima da média
Foto: Freepik

Confira, abaixo, os alertas meteorológicos desta quarta-feira (8). As informações sobre a previsão do tempo para hoje partem da Climatempo.

  • 1 — Risco de transtornos

A chuva pode ser volumosa e causar transtornos — como alagamentos, enchentes e queda de árvores — entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Não se descarta, contudo, danos nas demais áreas do Sudeste, pois a chuva também será forte e com potencial para alagamentos, tanto em São Paulo quanto do Triângulo ao centro e leste mineiro e na metade sul do Espírito Santo.

  • 2 — Chuva volumosa no RJ

Atenção para o perigo de chuva volumosa (de mais de 100 mm) e fortes temporais do centro à Zona da Mata Mineira. A previsão do tempo para hoje indica as mesmas condições para seis áreas fluminenses: Região Serrana, centro-sul, noroeste, Médio Paraíba e parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

  • 3 — Potencial para tempestades

Há potencial para tempestades no centro-norte do Tocantins, no Pará, no Amapá, em boa parte do Amazonas, no sul de Roraima e no norte e na faixa oeste do Maranhão. Algumas capitais que estão na rota dos temporais são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Belém, Macapá, Palmas e São Luís. Em Campo Grande, Cuiabá e Porto Velho, a previsão do tempo aponta para chuva de moderada a forte, mas com raios.

  • 4 — Queda de granizo

Previsão de queda de granizo nesta quarta sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso, além do leste de Santa Catarina e das áreas do Rio Grande do Sul na fronteira do Brasil com o Uruguai.

  • 5 — Mais acumulados

Acumulados de chuva de mais de 100 mm previstos para Minas Gerais, norte e sul do Pará, Amapá, noroeste e oeste do Amazonas, Acre, litoral ao leste de São Paulo, norte do Tocantins, na faixa entre o Maranhão e o Piauí e em pontos do sul de Goiás.

  • 6 — Rajadas de vento

Atenção para as rajadas de vento durante a chuva forte, que chegam aos 60 quilômetros por hora na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre. Do centro ao norte gaúcho, o tempo ainda será seco e quente, com a umidade do ar ficando novamente abaixo dos 30%.

  • 7 — Umidade do ar abaixo de 30%

Áreas do centro-oeste, norte, sudoeste e sul do Paraná e do centro-oeste de Santa Catarina ficam também com tempo firme e umidade do ar abaixo dos 30%. Entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o litoral paranaense e em toda a faixa litorânea catarinense há condições para pancadas de chuva (de moderada a forte), rajadas de vento e trovoadas isoladas — mas intercalando com períodos de sol.

_____________

Fonte: Climatempo.

Edição: Anderson Scardoelli, editor de online do Canal Rural em São Paulo.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.