NOVO MÊS

Previsão do tempo: primeira semana de agosto será quente e seca

Brasil está sob influência de massa de ar seco que inibe as formações de grandes acumulados

Veja as condições meteorológicas para o inicio de agosto em cada Região, para esta terça-feira (1º).

  • Sul

O mês de agosto começa com tempo firme na região. O motivo é a presença de uma massa de ar seco.

A temperatura continua aumentando pela condição pré-frontal. Ou seja, mais uma frente fria se aproxima do Sul, mas ainda não provoca chuvas.

  • Sudeste

O tempo firme se espalha por todo o Sudeste no primeiro dia do mês de agosto, por conta de massa de ar seco.

Assim, as condições são de sol e pouca presença de nebulosidade, além da elevação das temperaturas.

  • Centro-Oeste

Mais um dia de tempo completamente seco e quente em todo o Centro-Oeste, o que mantém os baixos índices de umidade relativa do ar.

  • Nordeste

O tempo firme ainda predomina em boa parte da região. Contudo, há uma exceção da faixa leste entre Bahia e Alagoas, onde pancadas isoladas e sem grandes volumes podem ser registradas devido à circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa nordestina.

Além disso, pancadas isoladas também podem ser registradas no noroeste do Maranhão.

  • Norte

Pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor são esperadas na metade norte da região, devido à combinação entre calor e umidade.

Os maiores acumulados podem ser registrados no noroeste do Amazonas. Porém não é algo que deva gerar grande preocupação.

Em contrapartida, na metade sul da região, o mês de agosto começa com tempo seco e quente.

sol calor, agosto
Foto: Daniel Popov

O que esperar da primeira semana de agosto?

A primeira semana do mês será marcada por um bloqueio atmosférico. Isso inibe a formação de instabilidades e a chegada de novas frentes frias ao Brasil.

O tempo c seco e quente vai se destacar pelo menos até 6 de agosto em praticamente todo o Brasil. Além disso, baixos índices de umidade relativa do ar serão registrados nos próximos dias e a umidade do solo fica cada vez mais baixa no Brasil central e no Matopiba, aumentando assim o risco para incêndios.

As chuvas isoladas podem ser registradas no litoral norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas e leste de Pernambuco nos próximos dias, mas sem grandes acumulados.

No Norte a chuva ainda se mantém mais espalhada, mas também irregular e com baixos acumulados na maior parte das áreas de tempo instável. A exceção fica com Roraima, que ainda pode registrar volumes em torno de 40 mm, mas isso de maneira bem pontual.

 

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.