Tempo

Previsão do tempo: temporais e alerta para riscos de transtornos

Localidades devem encarar mais de 100 milímetros de água nesta semana

A semana começou com a atuação de uma frente fria sobre o Centro-Sul do país. Esse sistema deve passar rapidamente pela região Sul, por Mato Grosso do Sul e pelo interior de São Paulo, onde estão previstas chuvas irregulares. À medida que a frente fria vai avançando pelo litoral, um corredor de umidade volta a se intensificar sobre a metade norte do Brasil, conforme indica a previsão do tempo.

+ Confira a página especial de tempo do Canal Rural

Mais uma vez, estão previstas chuvas bastante volumosas sobre parte do Sudeste. Áreas entre Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar transtornos, porque devem receber mais de 100 milímetros no decorrer da segunda metade desta semana. Dessa forma, há riscos geo hidrológicos que podem afetar áreas produtoras de café.

A chuva prevista para os próximos dias deve chegar com moderada intensidade sobre áreas da Alta Mogiana Paulista, sul de Minas Gerais, faixas do Cerrado e sobre boa parte do interior de Goiás e Mato Grosso. Essas chuvas devem ser benéficas para o estado mato-grossense, que vem enfrentando irregularidade e muito calor. Esses acumulados devem ajudar na recuperação da umidade no solo sobre as áreas mais secas.

Previsão do tempo: muita chuva até dezembro

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet
Foto: Inmet

A chuva deve ganhar força também sobre o Matopiba, especialmente na segunda metade da semana, quando estão previstos volumes de 80 a 100 mm entre o sul e oeste da Bahia e em algumas áreas pontuais do Tocantins e do sul do Maranhão. A chuva deve se tornar mais generalizada sobre o interior da região Norte e vai beneficiar áreas produtoras de Rondônia, Acre, Amazonas e a metade sul do Pará.

Na virada do mês de novembro para dezembro o avanço de um novo sistema pelo Centro-Sul deve provocar chuvas mais volumosas e abrangentes sobre partes da região Sul (principalmente no Paraná), interior do Sudeste e Centro-Oeste. De 29 de novembro a 5 de dezembro estão previstos volumes de 80 a 100 mm em algumas localidades destas áreas.

No Rio Grande do Sul, a chuva ainda vai continuar irregular. Entre o sul e o oeste gaúcho, a situação deve começar a ficar cada vez mais crítica, devido aos períodos prolongados secos e o aumento do calor, que devem provocar declínio rápido da umidade do solo. Sobre a área central do Brasil se espera uma regularização maior das chuvas na primeira semana de dezembro, especialmente em Mato Grosso e Goiás.

Baixas temperaturas

frente fria - termômetro com temparaturas negativas - inmet - ciclone - geadas - primavera
Foto: Inmet

Quanto às temperaturas, nesta semana está previsto ligeiro declínio da mínima sobre o Sul do Brasil, após a passagem da frente fria, mas não está previsto frio extremo. As temperaturas mínimas podem chegar abaixo dos 10°C — especialmente em áreas serranas e regiões de planalto entre Santa Catarina e Paraná. Durante as tardes, o calor deve se intensificar, na segunda metade da semana, entre a região Sul, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

_______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.