COMO FICAM AS CONDIÇÕES

Previsão do tempo: temporais e chuva marcam última sexta do ano

Apenas o Nordeste terá predominância de tempo firme no dia, mesmo assim, com chance de pancadas isoladas em algumas áreas

chuvas, temporal, tempo
Foto: Envato

A última sexta-feira de 2023 reserva alguns impactos meteorológicos Brasil afora, como a volta de temporais intensos no Sul e a continuidade de pancadas de chuva volumosa no Norte. Acompanhe as previsões detalhadas do tempo em cada região em 29 de dezembro e planeje o seu dia.

Sul

O dia será marcada por temporais e volumes elevados novamente no Sul, devido ao avanço de mais uma frente fria. O norte do Rio Grande do Sul e todo o território de Santa Catarina entram em alerta para transtornos e prejuízos, como alagamentos e erosão do solo.

São esperados acumulados de 40 a 120 mm, principalmente no noroeste gaúcho e no oeste catarinense. No Paraná também pode chover, mas com menor intensidade. No sul gaúcho, o tempo firme deve predominar.

Sudeste

A semana vai chegando ao fim com chance de chuvas rápidas em boa parte da região, em especial em São Paulo e no Triângulo Mineiro. De modo geral, contudo, os volumes devem variar entre 5 e 30 mm.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva vão se espalhar pela região, com risco de temporais em todos os estados, mas principalmente em Mato Grosso do Sul. No estado, há potencial para vendaval, raios e eventual queda de granizo.

Porém, o maior volume de chuva está previsto para o norte de Goiás e Distrito Federal, acumulados em torno de 50 mm podem ser registrados.

Nordeste

O tempo firme se espalha, com a maior parte da região registrando sol e calor. No entanto, pode haver pancadas isoladas de chuva em áreas do Maranhão e do norte do Ceará.

Norte

Pancadas de chuva ainda se espalham pela maior parte da região, por conta da ação de instabilidades tropicais. Com isso, pode haver registro de volumes elevados, especialmente no norte do Amazonas e no noroeste do Pará.

Há chance de surgirem problemas por excesso de chuva, já que o total esperado pode ser superior a 60 mm.