Mercado e Cia

Previsão do tempo indica chuvas de até 250 milímetros em 10 dias; veja onde

De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, a gangorra climática deve funcionar, distribuindo as precipitações entre as metades norte e sul do país

A frente fria que provocou temporais no Rio Grande do Sul na virada do ano já se deslocou para o Sudeste e, junto de áreas de instabilidade no interior do continente, reforçou as chuvas no Centro-Oeste e Sudeste e espalhou as precipitações também por parte do Nordeste e Norte.

Mapas meteorológicos mostram que de 31 de dezembro a 10 de janeiro, pode chover cerca de 250 milímetros no interior de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Goiás e até em áreas do Matopiba, conta a meteorologista Desirée Brandt, da Somar.

Até a terça-feira, 7, deve chover 100 milímetros no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e parte de Goiás. No mesmo período, o Matopiba deve receber 50 milímetros. No Sul, o tempo firme predomina, principalmente no Rio Grande do Sul, e deve fazer calor.

De 8 a 12 de janeiro, a gangorra climática se inverte e as precipitações no interior do Rio Grande do Sul podem chegar a 50 milímetros acumulados. No Paraná, pouco menos: 30 milímetros. Nessa janela, São Paulo e o sul mineiro receberão 50 milímetros. Já no Centro-Oeste, os acumulados serão reduzidos para cerca de 15 milímetros.

Desirée Brandt diz que continuará chovendo no Centro-Sul de 13 a 17 de janeiro. É inclusive nesse período que o Sul deve registrar os maiores volumes. Por sua vez, as precipitações são reduzidas no norte de Minas Gerais, Centro-Oeste, Norte e Matopiba.