Diversos

Primeira onda de frio atinge o Brasil; confira a previsão

Frente fria vai derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão também indica ocorrência de geada

Uma forte frente fria seguida de uma massa de ar frio está se aproximando do Brasil. Segunda a previsão, e espera-se que cause uma queda significativa nas temperaturas e chuvas intensas em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com meteorologistas, essa é a primeira frente fria continental a atingir o país este ano e é esperada que tenha maior intensidade do que outras frentes frias que se dissipam após o contato com a umidade do oceano.

A frente fria continental é caracterizada por uma massa de ar frio vinda do extremo sul da América do Sul, que entra no continente pela Argentina e traz consigo uma grande quantidade de umidade.

Isso faz com que as chuvas sejam mais intensas e persistentes em comparação com outras frentes frias. É importante estar preparado para possíveis impactos causados pela mudança abrupta no clima, como quedas de temperatura, ventos fortes e enchentes.

Previsão na Região Sul

previsão de temperaturas abaixo de zero e possibilidade de geada em áreas serranas, especialmente no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.

A previsão de geada na Região Sul continua na sexta-feira (21).

No sábado (22), há uma pequena possibilidade de geada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).

No sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.

Região Sudeste

No oeste de São Paulo, a temperatura pode ficar na casa dos 9°C nesta sexta-feira. Já no fim de semana, as temperaturas começam a subir gradativamente.

Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata.

Já no sábado, as mínimas voltam a subir e as máximas seguem amenas devido à nebulosidade.

No Triângulo Mineiro, as temperaturas também vão cair 7°C de quinta para sexta, com destaque para os municípios de Ituiutaba e Campina Verde, que terão mínima de 11°C.

Em Belo Horizonte, o frio será menos intenso, com queda de, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira. Vale destacar que, nesta semana, o impacto será maior nas temperaturas máximas da capital mineira, caindo de 27°C na quinta para 23°C na sexta.

Na cidade do Rio de Janeiro, também chama atenção a queda das temperaturas máximas.

O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas vão cair, principalmente, no sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, na parte central do Goiás, incluindo a cidade de Goiânia.

No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas vão anteceder o frio. As informações são do Inmet.