SE PREPARE!

Semana começa com atuação de frente fria; Brasil vai receber chuvas que podem chegar a 100 mm

No Rio Grande do Sul, muitas nuvens, mas apenas chuviscos ocasionais no sul do estado

nuvens carregadas e frente fria - previsão do tempo - região sul
Foto: Freepik/reprodução

Saiba como o clima irá se comportar ao longo desta semana em todo o país:

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Sul

Segunda-feira (4) começa com a frente fria atuando na região e uma área de baixa pressão ainda espalha muitas instabilidades pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná.

No Rio Grande do Sul, muitas nuvens, mas apenas chuviscos ocasionais no sul do estado; no centro-leste, a nebulosidade persiste, e chove a qualquer hora; a condição é a mesma no centro-sul de Santa Catarina.

Nas demais áreas, predomínio de sol e pancadas de chuva, com risco de temporais no leste do Paraná.

O acumulado em 5 dias deve ficar em torno de 40 mm nos três estados, favorecendo as lavouras em desenvolvimento e não atrasando os trabalhos em campo.

Sudeste

Segunda-feira com tempo firme no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, e centro-leste de São Paulo. Chuvas passageiras no sul do Espírito Santo.

No norte de Minas Gerais, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde nas outras áreas.

Na terça-feira (5), o tempo muda em todos os estados devido ao avanço de uma nova frente fria que deve provocar trovoadas em todas as áreas.

O acumulado em 5 dias varia entre 20/40 mm, ajudando na manutenção das pastagens e boa umidade do solo; no geral, as operações em campo devem seguir normalmente.

Centro-Oeste

A semana começa com aumento de nebulosidade entre o nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, onde a chuva ocorre a qualquer momento do dia.

Em todas as demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, e são esperadas pancadas de chuva com trovoadas.

O acumulado em 5 dias deve ficar em torno de 30/50 mm nos três estados, contribuindo com o desenvolvimento das lavouras e pastagens sem prejudicar os trabalhos em campo.

Nordeste

Segunda-feira com sol e nebulosidade variável na região; chuvas devem ocorrer de forma passageira, entre Sergipe e o leste da Paraíba.

Numa faixa entre o sul da Bahia, sul do Piauí e o Maranhão, muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, sol, poucas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas.

O acumulado em 5 dias na Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará deve ficar entre 25/40 mm, ajudando a aliviar as temperaturas elevadas e contribuindo com a umidade do solo.

No Maranhão e Piauí, o volume pode chegar até 100 mm na semana, prejudicando novamente as operações em campo para semeadura do milho safrinha e colheita da soja.

Norte

A semana começa com muita nebulosidade e chuva no Tocantins e em quase todo o centro-sul do Pará.

Nas demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, e são esperadas pancadas de chuva principalmente a partir da tarde.

O acumulado durante a semana deve ficar entre 40/60 mm em todos os estados, ajudando a manter a boa umidade do solo sem prejudicar os trabalhos em campo.

Destaque para chuvas aos poucos retornando para o estado de Roraima, o que deve diminuir o risco potencial para focos de incêndio.