Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: chuvas devem persistir no Sul e parte do Centro-Oeste do país

No Sudeste, as instabilidades não devem passar de garoas leves e isoladas. No Nordeste o tempo seco persiste e algumas cidades estão há mais de 50 dias sem chuvas

As chuvas seguem instaladas sobre a região Sul nestes próximos dias. Alguns municípios tendem a ter instabilidades fortes inclusive. No Sudeste são esperadas garoas leves e restritas a parte sul do estado de São Paulo. Já o Nordeste seguem com tempo firme e favorecendo a colheita do algodão.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Com previsto no dia anterior, as chuvas continuam instaladas sobre a região Sul do país nesta quinta-feira. No Rio Grande do Sul elas afetam desde a parte central até o norte, mas com muito menos intensidade que no dia anterior. Em Santa Catarina as instabilidades com maiores acumulados acontecem na parte leste do estado, principalmente próximo a Itajaí. No Paraná só o extremo norte do estado não deve ter chuvas, o restante do estado terá chuvas mais fracas na parte oeste e mais intensas no leste.

Na sexta-feira, o Rio Grande do Sul volta a ter chuvas mais fortes em praticamente todo o estado, com exceção a parte sul do estado, que terá tempo seco. Santa Catarina também terá chuvas espalhadas por todo o estado, mas os maiores acumulados ocorrem no oeste, próximo a Chapecó. Já o Paraná tende a ter chuvas mais na parte sul do estado, com baixos acumulados.

SUDESTE

A previsão de chuvas avançando pelo sul de São Paulo nesta quinta-feira, não se concretizou como esperado e as instabilidades não devem nem chegar até Itapeva. O restante da região paulista e Minas Gerais seguem com tempo seco.

No dia seguinte quase nada muda e a previsão ainda é de chuvas só no extremo sul paulista, na divisa com o Paraná. O restante da região segue com tempo firme.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira, tempo instável e com bastante nebulosidade no sul de Mato Grosso do Sul, inclusive com volumes significativos no extremo sul. Ainda há potencial para a ocorrência de chuva forte, acompanhada de trovoadas e eventual queda de granizo. Nas demais áreas do Centro-Oeste continua sem mudanças no tempo por enquanto, com temperaturas mais altas e baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

A semana termina ainda com condição para chuva no sul de Mato Grosso do Sul, com volumes significativos e potencial para temporais. Nas demais áreas da região o sol ainda predomina e faz ainda bastante calor, com baixos índices de umidade do ar, o que potencializa a ocorrência de queimadas.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí nesta quinta e sexta-feira. O interior do Nordeste continua com tempo firme e muito seco, sem condições para mudanças nos próximos dias. A capital do Piauí, Teresina, já soma mais de 50 dias consecutivos sem registro de chuva.

NORTE

Na quinta-feira a chuva dá um trégua no estado do Pará e sul do Amapá, mantendo o tempo firme durante todo o dia. Mas pancadas de chuva ainda ocorrem no norte amapaense, Roraima, Amazonas e oeste do Acre, mas sem altos acumulados. Demais áreas seguem com tempo firme e baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, o que potencializa a ocorrência de queimadas.

O destaque da sexta-feira é o retorno da chuva na metade oeste de Rondônia, inclusive na capital Porto Velho, que já soma quase 40 dias sem registro de chuva. Mas são esperadas pancadas isoladas, ainda com baixos acumulados. O restante da região Norte do país, sem grandes mudanças, pois a chuva segue concentrada no norte do Pará, Amapá, norte do Amazonas e em Roraima, mas sem acumulados significativos.

Veja aqui mais notícias sobre soja