Notícias - Soja Brasil

Soja: chuvas ganham intensidade no Sul e no Nordeste nesta quarta

Depois de muitas preocupações, principalmente no Rio Grande do Sul e Bahia, os produtores de soja ganham um alívio com volumes mais consistentes de chuvas

As chuvas que já vinham caindo no Sul e Nordeste do país, regiões mais afetadas pela seca, agora ganham intensidade principalmente no Rio Grande do Sul e na Bahia. Os produtores de soja dos dois estados devem ficar um pouco mais aliviados com a quantidade de água prevista para cair nesta quarta-feira. O Centro-Oeste também segue com muitas chuvas, mas por lá isso não é bom, já que os produtores esperavam iniciar a dessecação para a colheita da soja.

SUL

As chuvas antes restritas ao Rio Grande do Sul se espalham por toda a região Sul nesta quarta-feira, 22. Para os produtores de soja gaúchos, os maiores volumes devem acontecer ali próximo a Ibirubá, com até 15 mm. Em Santa Catarina as instabilidades mais intensas acontecem na parte leste, como por exemplo Lages, que receberá até 10 mm. Já no Paraná as chuvas serão de menor intensidade de maneira geral, tanto que em Cascavel os acumulados não passam dos 8 mm.

SUDESTE

O estado de São Paulo volta a receber chuvas nesta quarta-feira. Nas áreas de soja mais ao sul a tendência é receber apenas garoas. Nas mais ao norte e oeste há chance de axcumular até 30 mm no dia. Em Minas Gerais as chuvas persistem atingindo todo o estado, sendo que os maiores volumes acontecem ali próximo da parte nordeste, com até 20 mm acumulados.

CENTRO-OESTE

Nesta quarta-feira, o tempo instável predomina sobre a região Central e tem previsão de chuva em todos os estados e no Distrito Federal. Potencial de chuva volumosa ainda sobre a metade norte goiana, no Distrito Federal e dessa vez, volumes expressivos até mesmo no oeste de Mato Grosso do Sul. Não se descarta o risco de transtornos especialmente entre Goiânia e Brasília devido a persistência da chuva. Expectativa de tempo firme apenas no sul e leste de Mato Grosso do Sul com a atuação de uma massa de ar seco.

NORDESTE

As chuvas se espalham pelo nordeste nesta quarta-feira. Nas áreas de soja da Bahia, por exemplo pode acumular até 5 mm no dia, como é o caso de Luís Eduardo Magalhães e Correntina. No piauí algumas áreas podem ter verdadeiros temporais, com mais de 20 mm. No Maranhão são esperados apenas garoas no dia, com menos de 5 mm.

NORTE

Quarta-feira com chuva sobre a maior parte da região Norte do Brasil devido a atuação de instabilidades tropicais. A chuva não deve ser volume em grande parte da região, com exceção do sul de Tocantins onde a chuva promete ganhar intensidade. O tempo seco continua entre Roraima e Amapá devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.