Notícias - Soja Brasil

Soja: previsão do tempo indica chuvas no Sul nesta terça e na quarta-feira

No Nordeste apesar de ainda chover, os acumulados começam a ficar menores. No Sudeste o tempo permanece seco. Confira a previsão para todas as regiões!

Ainda não é a chuvarada que os produtores do Sul esperavam, mas as previsões de chuvas já trazem um alívio a parte do Rio Grande do Sul nestes próximos dois dias. No Nordeste onde ainda há soja para colher, o clima parece colaborar e os volumes de chuvas diminuem. Confira abaixo a previsão para todos os estados! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

As chuvas previstas no dia anterior, de fato chegaram ao extremo sul do Rio Grande do Sul nesta terça-feira,28. Cidades como Bagé e Quaraí devem registrar garoas leves durante a tarde. Nos demais estados e regiões, o tempo continua seco.

Na quarta-feira, 29, dia do “Oscar da Soja” no Canal Rural, as chuvas sobem um pouco mais, mas ainda no sul do Rio Grande do Sul. Os acumulados aumentam um pouco e Bagé pode registrar até 10 mm de chuvas. O restante dos estados segue com tempo seco.

SUDESTE

No Sudeste nenhuma novidade nesta terça-feira, o tempo seco afeta toda a região.

Na quarta-feira, nenhuma mudança e as áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais permanecem sem chuvas.

CENTRO-OESTE

Terça-feira com tempo firme na maior parte do Centro-Oeste ainda sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O sol predomina entre poucas nuvens. Condição de chuva em forma de pancadas apenas no norte de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul não chove, mas o destaque são os ventos de até 60 km/h no sul do estado devido instabilidades no interior do continente que é o caso de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Na quarta-feira pouca coisa muda e o tempo firme ainda predomina na maior parte da região, condição de sol entre poucas nuvens. Pancadas de chuva ainda podem ser registradas no noroeste de Mato Grosso por conta do vórtice ciclônico. Uma chuva intercalada com períodos de melhoria.

NORDESTE

As chuvas que já eram poucas, agora se afastam do oeste da Bahia e a terça-feira promete ser de tempo seco nas áreas agrícolas dos estado. No Piauí as instabilidades ficam concentradas no extremo norte do estado, tanto que Esperantina deve receber mais de 20 mm acumulados. O Maranhão terá chuvas em praticamente todo o estado, os maiores acumulados acontecem em Bacabal, com no máximo 10 mm, enquanto o sul do estado terá tempo seco.

Na quarta-feira o tempo segue seco para o oeste da Bahia e boa parte do Piauí. Somente uma faixa de instabilidade, quase no extremo sul do estado, deve levar chuva para Teresina, com acumulados de até 40 mm. No Maranhão, as chuvas se concentram na parte centro-norte do estado, com maiores acumulados em Caxias, com até 12 mm.

NORTE

Terça-feira com tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Norte do Brasil devido às instabilidades tropicais. Mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. Enquanto isso, na metade sul do Tocantins o tempo firme deve predominar por conta de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Na quarta-feira o tempo firme continua se espalhando, não há condição de chuva em todo o estado do Tocantins. Nos demais estados ainda chove. Aliás, volumes expressivos podem ser registrados desde o Acre até o Amapá.

PREVISÃO DOS LEITORES

Carlos Alberto Destro, de Presidente Prudente (SP)

Fernando Alex Brenner, de Marechal Cândido Rondon (PR)

Veja mais notícias sobre soja