Soja Brasil

Soja: previsão confirma retorno do tempo seco para a região Sul

No Nordeste, o Projeto Soja Brasil faz um alerta importante sobre a confiabilidade dos mapas meteorológicos para o dia seguinte, confira!

A previsão do tempo começa a mostrar o retorno do tempo firme e seco para a região Sul do país, favorecendo o avanço da colheita da soja. Apesar de no norte paranaense ainda ter instabilidades. Já no Nordeste, o Projeto Soja Brasil fez a constatação que as previsões para o dia seguinte não estão se confirmando, portanto o produtor terá que ter cuidado com a tomada de decisão baseada nos mapas atuais. Não é sempre que acontece isso e, a razão, é justamente a influência de sistemas diferentes sobre a região. Confira abaixo!

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A quinta-feira será marcada por chuvas em parte do Paraná, mas não com as previstas no dia anterior. Segundo a meteorologia, a tendência é que as instabilidades afetem a parte norte e o centro paranaense, deixando o sudoeste e o sudeste do estado mais seco. Já as áreas de soja de Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ficar mais secas.

Na sexta-feira promete ser ainda mais seca para boa parte da região Sul. Chuvas mesmo só no norte do Paraná. O restante terá tempo firme e seco.

SUDESTE

A quinta-feira será chuvosa para a região Sudeste, mantendo a tendência dos últimos dias. Em Minas Gerais as instabilidades tendem a ser manchadas e com baixos acumulados. Já em São Paulo as chuvas serão generalizadas e com chance para temporais na parte sul do estado.

Já na sexta-feira toda a parte leste e sul de Minas Gerais, incluindo o triângulo mineiro, norte e leste de São Paulo receberão grandes acumulados de chuvas durante o dia. O oeste de São Paulo pode ter chuvas, mas menos volumosas. Já o nordeste de Minas Gerais tende a ficar mais seco.

CENTRO-OESTE

Nesta quinta-feira, a chuva volta a se tornar generalizada no Centro-Oeste, com previsão de elevados acumulados de chuva entre o centro, norte e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Volta a chover, inclusive, sobre Mato Grosso do Sul, mas de maneira isolada com trovoadas e após uma tarde de forte calor.

Na sexta-feira, o tempo ficará muito fechado e com chuva volumosa entre o leste de Goiás e Distrito Federal, e não estão descartados transtornos em áreas de risco. Nestes locais, inclusive, são esperadas temperaturas mais amenas ao longo do dia.

NORDESTE

Mais uma vez, a previsão do dia anterior sobre as chuvas no Nordeste não se confirmam, mostrando que o produtor não poderá confiar tanto nas previsões para os dias seguintes. De qualquer maneira, ainda há chance para chuvas no oeste da Bahia, mas de maneira espalhada e com baixos acumulados (no dia anterior mostrava até temporais). Já no Piauí as chuvas seguem espalhadas por todo o estado, com chance para temporais no norte do estado. No Maranhão, as chuvas generalizadas afetam a parte centro-leste do estado, enquanto o Nordeste terá instabilidades manchadas.

Bom, a previsão que não tem se confirmado é esta para o dia seguinte, que normalmente mostra temporais nos três estados, mas que na verdade, nunca acontecem. Desta maneira, o Projeto Soja Brasil recomenda CAUTELA ao produtor ao usar essas informações.

Na sexta-feira, os mapas meteorológicos mostram a chegada de temporais no oeste da Bahia. O mesmo pode acontecer no Piauí, com chuvas muito volumosas em todo o estado. No Maranhão as chuvas generalizadas se espalham pelo estado, com chance de temporais no sul do estado.

NORTE

Nesta quinta-feira, a chuva ainda persiste sobre a região Norte e ganha força entre Acre, Amazonas, Rondônia, sul do Pará e o Tocantins com condição para cheias de rios e transtornos como alagamentos em áreas de risco, que já vêm sendo castigadas pelas chuvas das últimas semanas. Chuva volumosa também entre Amapá e o norte do Pará.

Na sexta-feira, as chuvas ocorrem com maiores períodos de melhoria e acumulados mais baixos entre Acre, Amazonas e Rondônia. Por outro lado, espera-se até granizo eventual e tempo mais fechado no sul do Tocantins. Entre Macapá e Belém, se mantém chuva volumosa.

Leia mais notícias sobre soja