Notícias - Soja Brasil

Soja: quarta e quinta-feira secos para o Sul, mas chuvosos para o Nordeste

O Centro-Oeste é outra região que deve ter chuvas bastante volumosas nestes dois dias. Confira a previsão para cada região!

Chuvas nas áreas de soja

A região Sul deve registrar tempo seco tanto nesta quarta-feira, quanto na quinta. Por lá, o que chama a atenção são as temperaturas frias, com chance de algumas cidades agrícolas registrarem menos de 5°C. Enquanto isso no Nordeste além das temperaturas mais apropriadas e quentes, as chuvas devem dar o tom nos próximos dias. As previsões são baseadas em dados e mapas do Inmet e da Somar Meteorologia!

A partir de agora deixaremos um espaço para que os leitores peçam a previsão de 15 dias para sua região. Elas serão divulgadas na previsão do tempo do dia seguinte (publicada pela manhã na página do Projeto Soja Brasil). Para isso, ao final da página, no campo “Deixe um comentário”, basta colocar o nome completo e a cidade para a previsão do tempo e conferir no dia seguinte, no final do texto! 

No fim do texto, daremos a previsão de chuvas e temperaturas para o leitor Luis Antonio, de Canarana, Mato Grosso; Albertina Campos, de Cascavel, Paraná; Joel Alberti, de Barreiras, na Bahia

SUL

As lavouras de soja remanescentes da região Sul do país devem ter dois dias de tempo seco, tanto esta quarta, quanto a quinta-feira. As temperaturas máxima não passam dos 18°C, enquanto as mínimas variam de 12°C a 14°C.

SUDESTE

A quarta-feira será marcada por tempo seco em São Paulo e chuvas do centro ao norte de Minas Gerais. Por lá, Unaí deve receber até 25 mm acumulados.

Na quinta-feira as chuvas se intensificam em Minas e agora a parte sul do estado também terá chuvas. Os maiores acumulados devem acontecem ali próximo a Araxá, com 40 mm.

CENTRO-OESTE

Quarta-feira com chuva sobre a maior parte do Centro-Oeste devido a combinação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Destaque para a chuva volumosa que deve atingir toda a metade norte de Mato Grosso, centro e norte de Goiás. Aliás, o dia já pode começar com chuva especialmente no nordeste mato-grossense e extremo norte goiano. Atenção ao risco de ventania entre Mato Grosso e Goiás ao longo do dia. Enquanto isso, com o avanço de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades, o tempo firme deve predominar na maior parte do estado de Mato Grosso do Sul e até no sudoeste de Mato Grosso.

Na quinta-feira pouca coisa muda no cenário de chuva do Brasil central. Acumulados expressivos ainda devem ser registrados desde o noroeste de Mato Grosso até o leste de Goiás. Já em Campo Grande, assim como em todas as demais áreas de Mato Grosso do Sul, o tempo firme vai predominar ao longo do dia devido a presença de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação das instabilidades. Tempo firme também no sudoeste mato-grossense.

NORDESTE

As instabilidades seguem bastante volumosas nas áreas de soja do oeste da Bahia. Em Correntina, por exemplo, os acumulados podem superar facilmente a casa dos 50 mm. O mesmo pode se dizer do Piauí, no entanto os acumulados serão um pouco menores, ao redor de 20 mm em Uruçuí. No Maranhão também deve chover, mas as chuvas estão um pouco mais espalhadas, uma parte no norte e outra no sul do estado. Os maiores acumulados estão previstos para acontecer em Balsas com 20 mm.

Na quinta-feira as chuvas perdem um pouco a concentração do dia anterior, mas ainda assim o oeste da Bahia terá chuvas, bem menos volumosas que no dia anterior. Luís Eduardo Magalhães deve receber os maiores acumulados, em torno de 10 mm. No Piauí as chuvas se dispersam e os maiores acumulados acontecem ali no norte do estado com até 40 mm em Esperantina. As chuvas persistem no Maranhão, mas agora afetam todo o estado, sendo que Balsas segue com a previsão de receber mais volumes, em torno de 30 mm.

NORTE

Quarta-feira com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Norte brasileiro devido às instabilidades tropicais. Aliás, a quarta-feira já amanhece com céu nublado e chuva entre a metade sul do Pará e o estado do Tocantins. A chuva deve persistir ao longo do dia e deve acumular volumes expressivos. A chuva deve ser volumosa também entre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Enquanto isso, o tempo firme ainda predomina em Roraima sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.

Na quinta-feira a condição é de chuva em toda a região Norte do Brasil. Tem possibilidade de chuva em Boa Vista (RR), mesmo que de forma rápida, isolada e sem grandes acumulados. A chuva mais expressiva ainda deve ocorrer entre Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará e sudoeste do Tocantins. Atenção redobrada também no nordeste do Pará, em Belém inclusive a chuva pode ser volumosa.

PREVISÃO DOS LEITORES

Luis Antonio, de Canarana, Mato Grosso

Albertina Campos, de Cascavel, Paraná

Joel Alberti, de Barreiras, na Bahia

Veja mais notícias sobre soja