Notícias - Soja Brasil

Soja: Sul segue com chuvas, enquanto Nordeste terá dia mais seco

Algumas cidades do Rio Grande do Sul podem receber até 20 mm acumulados nesta quinta-feira, 16. Entretanto os maiores volumes serão vistos no Paraná e Santa Catarina

A previsão do tempo mostra que pelo menos até esta quinta-feira a região Sul ainda terá chuvas. O Rio Grande do Sul segue com previsão de bons volumes, fato que pode mudar drasticamente na próxima sexta, quanto o dia deve voltar a secar. Já na Bahia, onde os produtores de soja estão preocupados com a seca prolongada, o dia ainda não terá chuvas. Confira a previsão para todos os estados!

SUL

As chuvas seguem instaladas na parte Sul do país e os três estados devem receber instabilidades nesta quinta-feira, 16. No Rio Grande do Sul, apesar de manchada, as chuvas podem atingir boa parte dos municípios, tanto que em Santa Maria os acumulados podem superar os 20 mm.

Já em Chapecó (SC), há previsão de temporais com mais de 25 mm acumulados, principalmente na parte da tarde.

No Paraná, os maiores acumulados podem acontecer na divisa com Santa Catarina, próximo a Palmas, com mais 25 mm.

SUDESTE

Em São Paulo a tendência é de poucas chuvas nas áreas produtoras. Os maiores acumulados devem acontecer no extremo sul do estado, próximo a Iguape, com menos de 5 mm.

Já as grandes áreas de soja de Minas Gerais podem receber chuvas nesta quinta. Em Uberlândia os acumulados podem superar os 10 mm.

CENTRO-OESTE

A quinta-feira será mais um dia com tempo firme no nordeste de Goiás, no Distrito Federal e no oeste de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, atenção redobrada entre no sul de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de chuva forte, com descargas elétricas e ventos de moderada intensidade. Em Mato Grosso ainda chove, mas sem grande intensidade.

NORDESTE

A Bahia segue com tempo seco nesta quinta. Enquanto eu no Piauí as instabilidades se concentram na parte central do estado, próximo a Floriano (PI), que pode registrar até 10 mm acumulados. Já no maranhão as chuvas ficam próximas à divisa com o Piauí, na parte centro leste do estado. Em Estreito (MA) os volumes podem passar dos 10 mm.

NORTE

Na quinta-feira a chuva ainda se espalha por praticamente toda a região Norte. Acumulados significativos podem ser registrados no nordeste do Pará devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), faixa de nuvens carregadas formada sobre as áreas mais ao norte do Brasil durante esta época do ano. Por outro lado, com o avanço de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades, o tempo firme volta a predominar no sudeste do Tocantins.