TEMPO INSTÁVEL

Sol, calorão e fortes temporais fecham a semana; confira a previsão

Tempo abafado predomina na maior parte do país, com chuvas rápidas em alguns locais; temporais se intensificam no domingo (10)

Acompanhe como o clima irá se comportar neste fim de semana em todas as regiões:

Sábado (9)

Sul

O escoamento de ar quente pelo oeste da região e a passagem de uma frente fria pelo sul gaúcho deixa o tempo instável durante todo o dia. Isso acontece no oeste do Paraná e meio-oeste de Santa Catarina, com risco de chuvas fortes.

As chuvas são mais passageiras no leste e litoral do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo abafado favorece pancadas de chuva a partir da tarde, com trovoadas.

Sudeste

O tempo segue firme no nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Na região central capixaba, inclusive na capital, o sol predomina, mas chove de forma passageira. 

Nas demais áreas, também haverá predomínio de sol, mas com rápido aumento de nuvens ao longo da tarde e pancadas de chuva, que podem ser mais intensas na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Centro-Oeste

O sol predomina em todas as áreas. No sudoeste do Mato Grosso, tempo firme. Em todas as outras regiões, o tempo abafado favorece pancadas de chuva. Há risco de chuva forte e temporais isolados no nordeste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, além do norte do Mato Grosso.

Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada ao longo da costa norte contribui para que muita nebulosidade se mantenha sobre o Mato Grosso do Sul, norte do Piauí e do Ceará, e no Rio Grande do Norte, além do leste da Paraíba.

Nestas áreas, além das demais regiões do Maranhão e o sul do Piauí, chove a qualquer hora, com risco de chuvas volumosas.

Nas outras áreas, o predomínio é de sol; numa faixa entre o interior da Paraíba, sul do Ceará, demais áreas do Piauí e extremo oeste da Bahia e região de Salvador, pancadas de chuva com trovoadas. No interior e sul da Bahia, tempo firme. Chuvas passageiras nas outras áreas.

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece muita nebulosidade no norte do Pará e leste do Pará. 

Nestas áreas, além de todo o leste paraense e centro-norte do Tocantins, chove a qualquer hora. Tempo firme no sul do Acre e de Rondônia. Demais regiões com predomínio de sol, poucas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas.

Tempestade, chuva, temporal, nublado
Foto: Envato/Divulgação

Domingo (10)

Sul

Domingo de sol e tempo firme desde o sudoeste do Paraná até o centro-norte, oeste e sul do Rio Grande do Sul.

Chance de pancadas rápidas em Porto Alegre, na serra e no litoral do estado gaúcho. Sol, temperaturas mais elevadas e pancadas de chuva à tarde entre o leste e norte de Santa Catarina e nas demais áreas do estado do Paraná.

Sudeste

Baixa pressão em alto mar na altura do Sudeste transporta umidade para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais; dia começa com sol em todas as áreas e a chance de pancadas de chuva forte aumenta à tarde.

Não chove no Vale do Rio Doce em Minas e nas cidades do centro-leste do Espírito Santo; mas podem ocorrer pancadas mais irregulares no interior dos dois estados.

Centro-Oeste

Dia ainda instável com sol e condições de pancadas de chuva forte no Distrito Federal, sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. As pancadas intercalam períodos de sol e melhora. Mesmo com a chuva, calor nas capitais.

Nordeste

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda influenciando no aumento de umidade sobre a costa norte da Região, com risco de temporais desde o litoral do Maranhão até o norte do Rio Grande do Norte.

O sol volta aparecer mais e chove de maneira irregular desde o leste da Paraíba até o litoral sul da Bahia.

Norte

Não chove no extremo norte de Roraima e no norte do Amapá. As demais áreas da Região vão seguir com pancadas de chuva associadas a calor e umidade; com chance de trovoadas e alguns temporais localizados.

No Acre, o volume de chuva diminui em relação aos outros dias.

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.